domingo, 28 de janeiro de 2007

Quem é Fernando Silva?

Na semana que passou a sociedade portuguesa conheceu um novo nome do meio jurídico português: Fernando Silva.
Cada vez mais habituados a lidar com os grandes nomes da justiça portuguesa, muitos terão questionado de onde surgiu o "justiceiro" que liderou o pedido de habeas corpus do militar condenado por sequestro da pequena Esmeralda; mas a comunicação social, parece não ter querido chatear-se muito em saber que é Fernando Silva. Fez mal e é pena.
Obviamente não foi por acaso que Fernando Silva escolheu este caso para se apresentar ao viciado universo jurídico português.
Fernando Silva é inteligente, jovem e ambicioso; mas luta contra um percurso académico pouco ortodoxo. Natural do Oeste licenciou-se em Direito pelo polo - entretanto extinto - nas Caldas da Rainha, da Universidade Autónoma de Lisboa. Reconhecidamente um dos mais trabalhadores e brilhantes alunos dessa faculdade começou por leccionar ainda antes de terminar a sua licenciatura. Curiosamente foi ai que conheceu o actual Procurador Geral da Republica, Fernando Pinto Monteiro - o tal que não quer saber o que dizem os blogues - que o recebeu nos últimos dias. Deste foi colega, durante vários anos no corpo docente da Universidade Autónoma de Lisboa. E sempre que a Pinto Monteiro se referia o nome de Fernando Silva, o actual PGR respondia com palavras amigas e lisonjeadoras.
De facto, o jovem Fernando Silva, não só se destingui como aluno mas também como professor dessa casa que de um momento para o outro parece afirmar-se como uma escola de eminentes talentos com vontade de se afirmarem.
Quem não gosta muito do seu rigor e exigência são os seus alunos. Fernando Silva não cativa a simpatia nos discentes. Ao arrepio do "deixa-andar", Fernando Silva cultiva uma exigência e rigor "à antiga" que não deixa margem aos seus alunos. Ou estudam, muito, ou não fazem as cadeiras por si leccionadas
Tive o prazer de há pouco tempo ter sido seu aluno em duas cadeiras de Direito Penal. E posso afirma-lo sem reservas: foram as duas cadeiras em que tive de me esforçar mais para obter aprovação e uma nota decente. Em ambas me propus a melhorar a nota em exame oral. Tão cedo não esqueço esses frente-a-frente com Fernando Silva, em especial a prova que fiz da ultima dessas vezes sobre o tema do crime de participação em rixa pp pelo art. 151 CP.
Fernando Silva doutorou-se à poucos meses com uma tese em Direito Penal do Ambiente, mas é um ecléctico do direito; da família às obrigações; dos menores aos crimes em especial. Sendo amiúde convidado para leccionar no Brasil, onde dizem deixar amigos por onde passa.
Os dados estão lançados para Fernando Silva; e com o pedido de habeas corpus do sargento Luís, não se joga apenas o futuro deste.
Fernando Silva? Fixem o seu nome!

PSL

1 comentário:

Unknown disse...

Boa tarde,

Estou com um problema gravíssimo e preciso do contacto do gabinete de advogados do Dr. Fernando Silva. pode ajudar-me?

Obrigada,
Ana