terça-feira, 8 de agosto de 2006

4x4x1x2

Foi a táctica que Fernando Santos anunciou aos seus adjuntos para a noite europeia de hoje.
“4x4x1x2 ?” Questiona com veemência alguém da equipa técnica.
- Vai por o guarda-redes a jogar no apoio aos pontas de lança? Diz outrem.
Ao que o “engenheiro”, retorquiu:
- Claro que não, vocês não percebem nada de “bola”. Então ponho o Rui no apoio ao ataque como sempre!
- Mas… Mister. Não podemos jogar em 4x4x1x2 mais o guarda redes. Isso dá 12 jogadores.
- Pois…, é pá eu sou um pândego, nem parece que me conhecem…

PSL

2 comentários:

Suspirador disse...

Espero bem que o FS mude a sua táctica só para estes jogos da pré-eliminatória.
É que a têmpera de um líder afere-se também pela perseverança: o Co Adriaanse não mudou a sua táctica, e foram os jogadores que tiveram de se adaptar (o Jorge Costa até foi embora).
Agora, o facto é que o CA foi afastado da Liga dos Campeões antes da táctica estar apurada, por isso admito esta mudança do FS. Mas para o pós pré-eliminatória, o losango e os dois pontas-de-lança têm de voltar, pela simples razão que é a táctica do FS.

Pedro Soares Lourenço disse...

Esta é uma discussão mais interessante do que parece.
Concordo parcialmente com o digníssimo Suspirador. Vejamos:
A perseverança de Co Adriaanse deu resultados. Mesmo perdendo na Luz o Porto foi claramente a equipa que melhor jogou na Luz a época passada. Por isso é que ganhou o “duplo”. Mas apenas deu resultados porque no Porto morava um plantel com jogadores em que a táctica podia ser implementada. Demorou mas valeu.
Como FS quer por o Benfica a jogar, o plantel precisa de ter, pelo menos, dois laterais rápidos e que não percam bolas. Dois médios interiores que caiam bem no flanco e sobretudo no vértice mais recuado dol osango tem de estar um verdadeiro pronto socorro que caia bem na esquerda e na direita. Ora no actual Benfica – com excepção de Leo o lateral esquerdo, não há nada disto.
Para o losango de FS o Benfica é um plantel desiquilibradissimo, onde nem sequer há ligação defesa-ataque porque o meio campo está acantonado numa pequena faixa central. O losango de FS se voltar vai dar muitos maus resultados