sexta-feira, 22 de abril de 2005

O estranho triângulo (II)

Perante isto a UE anda entretida.
Entretida com a votação, e não a discussão, de um tratado Constitucional ao qual teima, como muito bem o Nuno notou, em chamar de Constituição. Mas anda também entretida a brincar aos países ricos. Exemplo disso é a fútil e ineficaz “Estratégia de Lisboa”, com os resultados conhecidos tal como a patética PAC que engorda os agricultores Europeus, desviando recursos financeiros para outras áreas estratégicas onde poderiam e deviam produzir melhores resultados.
Cerca de metade do orçamento comunitário é gasto com a ridícula PAC, que para alem do mais, juntamente com a política de subsídios agrícolas norte-americana, subverte totalmente os mais elementares mecanismos de mercado....

A UE ao invés de EUA e China não tem nem projecto nem liderança. Nem coloco em causa se é boa ou má, mas os EUA apresentam uma doutrina coesa e ideias claras do que querem para o Mundo. A elas se junta um conjunto de Homens que se apresentam como lideres naturais, uns mais outros menos, como em tudo.
Da China nem vale a pena falar. O comité central do PCC sabe o que quer e para onde vai. As suas ideias são tão ou mais claras do que a dos norte-americanos e nem tem de se preocupar com essa coisa chata da democracia que só dá é trabalho, confusão, perca de tempo e de dinheiro. Já imaginaram uma campanha eleitoral legislativa ou presidencial para bilião e meio de pessoas? Os gastos que tal coisa teria? E a perca de tempo. Pois...
Dentro de alguns anos o mundo estará bipolarizado por dois gigantes. EUA de um lado China do outro. Provavelmente com mais peso do lado sionista.
Esta a mais pura realidade.
Qual o papel que a EU deve ter perante todo este cenário?
Que Europa se deseja?
(continua...)

PSL

Sem comentários: