terça-feira, 26 de abril de 2005

N PERGUNTAS VI



Haverá vida depois da morte?
Se há vida depois da morte, porque se chama ela vida? Podia ter outro nome, pois seria uma nova fase da vida, uma nova etapa, uma ressurreição ou qualquer coisa do género. E se há vida depois da morte, porque se chama morte? A morte é a extinção da vida, záss! Acabou-se tudo, inclusive a vida! Mas se ela não acaba com a vida, porque se chama morte à morte? Porque tem ela o significado que tem, óbito, perda, falta, fim, ocaso? Podia significar nascença, presença, princípio, luz, vida. A morte é uma passagem? Passagem para onde? E como, se já não há vida? É possível viver morto?!
O que se sabe é que é possível acreditar, é no acreditar que está a morte da morte, e só acredita quem tem vida, apesar de nem todos os que vivem acreditam, como eu. Às vezes apetece, tenho esse rasgo na dúvida, mas pouco tempo depois logo fico convencido da sua irracionalidade. Esta é mesmo uma questão onde não há vencidos, apenas convencidos. O que é curioso é o meu vencimento da irracionalidade, quando sou um crente nas pessoas e um descrente em qualquer fé. Nada há de mais paradoxal na crença, ao elevar-se a racionalidade à cruz do homem. A bem quem quer ver, tudo nasce para a morte, porque nada do que vive é para sempre.

NCR

1 comentário:

Anónimo disse...

" O caminho da morte deve levar-nos mais fundo na vida, como o caminho da vida nos deve levar mais fundo na morte."
Morin, 1998

Também existem aqueles que cruzam o nosso caminho da vida, ( nascem para nós), e ao contínuarem o seu percurso, distanciam-se...E significará por o facto de já não se encontrarem presentes fisicamente que deixam de existir? É óbvia a resposta! :-)
Um beijinho, Lilia