quarta-feira, 20 de abril de 2005

O estranho triângulo (I)

Se desenharmos um triângulo imaginário no mapa mundo, onde os vértices assentem nos EUA, UE e China, encontraremos uma estranhíssima figura geométrica.
Vão se habituando, o sec. XXI será marcado por aquilo que este três grandes pólos saibam ou queiram fazer do Mundo.

A China juntamente como Japão é o único pais do Mundo que se pode arrogar de ser simultaneamente uma civilização.
Este gigante que alberga 1/5 da população mundial ainda e relativamente pobre e subdesenvolvida do ponto de visto humano e dos direitos cívicos, cresce economicamente a uns impressionantes 10 por cento ao ano.
Vários relatórios de fontes diversas apontam na como o pais mundial que mais crescerá nas primeiras duas décadas deste século. E parece que não se enganam.
Os EUA como sabemos tem uma nova doutrina que dá sinais de impressionante vitalidade. O “Novo Século Americano” ai está para dar e vender, os neo-com, marcam o passo da ciência política do presente e tão cedo não abdicarão do poder em Washington, e da sua influencia inelutável nas grandes instituições Internacionais.

O PIB chinês ainda é sete vezes o PIB norte-americano, mas a crescer assim depressa encurtará a distancia.
Os Chineses espalha-se por todo o Mundo e começam a impor não apenas os produtos por si fabricados, mas as suas próprias marcas. Estão em todo o lado e em todos os continentes e estes dados são impressionante:
i) Já entraram no, até há uns anos, impenetrável mercado automóvel norte americano.
ii) São o maior parceiro económico do Brasil.
iii) A terceira maior comunidade estrangeira em Itália.
iv) Penetraram em todas as actividades económicas estruturantes de Angola, ajudando na reconstrução com o seu dinheiro, o seu conhecimento, as suas empresas, os produtos por si fabricados e...a sua mão de obra. Em troca recebem diamantes e comercializam nos em Hong Kong.
A presença chinesa no exterior impressiona.
E onde está a UE?
(continua...)

PSL

Sem comentários: