terça-feira, 26 de abril de 2005

Le Baiser



Provavelmente, é a mais famosa fotografia de um beijo do mundo. A foto, tirada de uma Leica a preto e branco, é do francês Robert Doisneau (1912-1994) e os 'modelos' são Françoise Bornet e Jacques Carteaud, na altura namorados, ainda que por poucos mais meses.
Doisneau estava na Praça de Hotel de Ville, em Paris, em 1950, a procurar material para um trabalho sobre enamorados de Paris que tinha de realizar para a revista norte-americana America's Life. Quando passeava na dita Praça, avistou um casal bem parecido numa esplanada de mãos dadas com ar bastante romântico. De seguida pediu-lhes se podia tirar uma fotografia aos dois em pose apaixonada. Acederam, levantaram-se e foram para o meio da rua. E Doisneau ficou famoso para sempre.
Ontem foi a hasta pública um dos originais desta fotografia (de 18 x 24,6 centímetros), pertencente precisamente a Françoise Bornet, cujo valor esperado da sua venda seria pouco mais de 14.000 euros, a maior quantia pela qual Doisneau conseguiu vender esta foto.
Mas um beijo é sempre um beijo e ontem Françoise, hoje com 75 anos (foto abaixo), arrecadou 155.000 euros com a arrematação de um coleccionador suíço anónimo.



Obra do acaso ou encenada, durante anos muitas teses avançaram para responder a algumas questões como: quem é o homem de boina e fato e gravata a passar por detrás dos modelos? Porque o jovem osculador não abandonou o cigarro? Quem é a rapariga que se encontra ao lado dele com semblante misterioso? Enfim, como todas as grandes obras, raras não criam mitos.

NCR

1 comentário:

Anónimo disse...

Nuno...

Serve isto para provar que o preço de um beijo pode ser alcaçado, atingido e ultrapassado largamente... e não falo do seu valor comercial....