domingo, 28 de março de 2010

Quarta de dez finais

Ansiedade, ansiedade, ansiedade. A puta da ansiedade.
Ansiedade nas bancadas, que teve o sue expoente máximo quando um estádio inteira grita “Quiimm!!”, numa bola perfeitamente controlada; ansiedade no terreno de jogo, quando o Benfica por vezes, paradoxalmente, no processo ofensivo, joga depressa demais; ansiedade até no banco, com a saída de Ramires.
Porquê tanta ansiedade, porquê tanta fome de glória?

Foi assim no sábado à noite. Sessenta e muitas mil almas ansiosas nas bancadas, onze jogadores com pressa de vencer. E, como se disse anteriormente, um Benfica que encontra em si mesmo o maior adversário que pode ter pela frente.
Com tanta ansiedade junta, só deu para obter uma vitória “à braguinha”. Curta, pouco radiosa, mas ainda assim vitória. É o futebol: um a zero, basta!
No mais foi um espectáculo glorioso nas bancadas, com a maior “casa” da época a transformar a Catedral no verdadeiro Inferno que tantas vezes no passado nos trouxe fama e glória.

No Topo Sul, a mãe de todos os panos. Nos Diabos, uma das melhores frases dos últimos anos: “Escuta, da curva, o desejo de uma Nação. Nós só queremos Benfica campeão” – impossível sintetizar melhor em tão poucas palavras tantos e tantos sentimentos. Um pouco por todo o estádio, vão surgindo cada vez mais bandeiras, tochas…, e até o Grupo Manks estreou um belo pano que podem ver aqui (link).

Era o tal ciclo terrível, não era? Em quatro finais do campeonato, outras tantas conquistas. Numa final da Taça da Liga, um troféu e uma humilhação ao adversário. Na Europa, prosseguimos o nosso caminho já na quinta-feira.
No futuro…, menos ansiedade, por favor!

3 comentários:

Alexandre Calado disse...

Magnífico texto.

Vir ler os teus textos após os jogos do Benfica já se tornou um gosto adquirido. Se a mística é a característica dominante nas tuas palavras, o que mais me impressiona e satisfaz são ponderação e perspicácia da análise.

Efectivamente também senti a "puta da ansiedade". Se calhar, é o pequeno passo que nos falta para voltarmos aos bons velhos tempos. E, diga-se, estes últimos 15 anos têm oferecido razões que sobram aos adeptos (no que ao futebol diz respeito) para desconfiarem.

Penso que esse sentimento se deve àquele medo de que algo possa correr mal e que se isso acontecer não sabermos o que fazer mais para lá chegar.

A melhor resposta, para mim, é confiar e acreditar. Porventura tornei-me menos crítico (não menos exigente), mas confio em quem nos trouxe até aqui com tantas alegrias. A mim, resta-me apoiar, apoiar, apoiar.

Saudações benfiquistas,

Alexandre

Pedro Soares Lourenço disse...

Magnificas são as tuas simpáticas palavras, Alexandre; obrigado.

Tal e qual ;)

De facto, por vezes, no passado recente tantas vezes nos faltou “um bocadinho assim” num determinado momento e depois…, assistimos ao desmoronar – nem gosto de falar nisto aqui e agora.

Cá esta, os esqueletos que época após época, fomos coleccionando no lugar de Taças estão agora a ser expulsos do armário.

Também a sinto, naturalmente: a “puta da ansiedade”.
Faço como tu. Combato-a. Com fé, razão, mas acima de tudo, com a minha presença – como se o meu corpo e alma necessitassem de uma qualquer limpeza, se um qualquer exorcismo, A cantar, a aplaudir!

Natálio Santos disse...

Só peço a todos os sócios e adeptos do nosso amado Benfica, que vivem em Lisboa e arredores e podem ir sempre ao estádio que nunca mas nunca se cansem de apoiar do primeiro ao ultimo minuto, e assim honrem todos os outros que (como eu )vivem longe e não podem estar presentes mas que sofrem mais que ninguém ao ouvir o relato na rádio(não tenho sport tv, não alimento avençados a corruptos e nem nos cafés a vejo)todos os fins de semana, e que dariam a vida para poder estar presente e apoiar os nossos heróis, sobretudo nos maus momentos...!!!Estou a escrever isto e estão a correr-me as lágrimas pelo rosto, ao lembrar-me de todo o sofrimento nestes últimos anos e mesmo neste ano, porque os tais "esqueletos" ainda não foram todos expulsos, e por isso vos peço mais uma vez para que nunca deixem de apoiar o nosso amado SPORT LISBOA E BENFICA ...!!!