segunda-feira, 29 de março de 2010

O Benfica como religião

Pela segunda vez num curto período de tempo, a blogosfera benfiquista, ajuda a “desenterrar” um documento precioso para compreender melhor o nosso Querido Clube.

Desta vez foi o Ricardo (link), a sugerir-nos a leitura de “O Benfica como Religião”.

Neste pequeno livro, que em bom rigor mais não é do que a publicação de um trabalho académico elaborado no âmbito da realização de uma licenciatura em Ciência das Religiões, José Jacinto Pereira questiona radicalmente a ontologia do Sport Lisboa e Benfica recorrendo para isso ao estudo – ainda que sucinto – das origens do clube, raiz do seu emblema e lema, fazendo também um percurso pela mística benfiquista.
Se o tema do texto está bom de ver no seu próprio titulo a tese nele defendida não deixa de surpreender: existe de facto”a religião do Glorioso Benfica”. E tal prova-se, segundo José Jacinto Pereira, pelas origens do clube, pela figura e obra de Felix Bermudes, pelo emblema adoptado, pela assumpção do epíteto “O Glorioso”, pala adopção de um conjunto de residuais místicos aos quais se convencionou chamar “mística benfiquista” (mística esta que, por exemplo, nas palavras do “Feiticeiro húngaro” Bela Guttmann faz de simples jogadores “futebolistas assombrosos e terríveis” – pensem nalguns meninos que temos no plantel esta época) mas também pela adopção de expressões como “Catedral da Luz”, “Inferno da Luz” e acrescentamos nós – se tal nos for permitido - “Manto Sagrado” em referência à camisola do Benfica.

Pelo que vai dito, está bom de ver que a leitura deste pequeno mas riquíssimo texto não é apenas obrigatória mas sim fundamental para benfiquista que se preze.

Agradeço de novo ao Ricardo (link) pela dica e ao José Jacinto Pereira (link) a quem, se me permite, sugiro o aprofundamento do estudo aqui descrito.

4 comentários:

Catenaccio disse...

O livro é pequeno, mas a informação nele contido é preciosa. Muito bom.

Obrigado pela referência. Abraço.

dezazucr disse...

Pessoal, coloquem no vosso blogue, como em todos os blogues decentes a mensagem, bem visível:

"É que mesmo com o hulk, mesmo ganhando os jogos todos (o que normalmente não acontece) desde então, continuaríam atrás do Benfica, afinal ficaram nesse jogo a 4 pontos e o Benfica desde então perdeu apenas 2.

Mais, recordem-se que com hulk os corruptos perderam e bem o jogo da Luz no campo, mesmo roubando um penalti descaradíssimo do rodrigues. E nesse jogo hulk fez o quê? Um remate para a linha lateral?!"

O Presidente do nosso Benfica dará hoje uma entrevista ao vassalo corrupto miguel tavares que tentará colocar o assunto sobre a mesa. Esse dado desarmará grande parte dos argumentos.

dezazucr disse...

Em relação ao post, onde posso encontrar o livro? Não me lembro de tê-lo visto na loja da Catedral...

Pedro Soares Lourenço disse...

Caro Dezazucr: o livro pode ser encontrado, por exemplo, na FNAC do Colombo ;)