segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Paris já está a arder?

Um dos lemas, menos conhecidos, da Revolução Francesa ditava: "Enforcar o ultimo padre com as tripas do ultimo nobre".
É verdade! A "Deusa-Mãe" Republica nasceu assim envolta numa ignóbil carnificina.
A máxima "Liberdade, Igualdade, Fraternidade", encontra-se hoje plasmada nas diferentes Leis Fundamentais que podemos encontrar um pouco por todo o Mundo. Aí os positivistas…, o que eles foram fazer. Aí os positivistas-legalistas e ("bandidos") formalistas…, o que eles fizeram!
Veja-se logo o primeiro artigo da nossa Constituição. Lá onde está"(…) uma sociedade livre, justa e solidaria" não está nem menos nem mais do que o grito da França Jacobina: "Liberdade, Igualdade, Fraternidade".
Hoje…, bem hoje a máxima tornou-se ditadura!
Alguém lhe perguntou se queria viver num tempo e espaço marcado pelos Direitos, Liberdades e Garantias? Alguém lhe perguntou se queria obedecer ao pesado catalogo dos direitos fundamentais?
A coisa complica-se ao ponto de nem ser possível dizer em voz alta "abaixo a propriedade privada" ou "morte aos pretos", sem sermos olhados com desdém e logo, logo catalogados de perigosos "istos, aquilos ou aquelotros". Não? Então experimentem entre amigos dizer que os árabes são todos uns assassinos e mereciam desaparecer da face da terra, ou que os judeus são isso mesmo, só fazem judiarias. Experimentem!

Factos fictícios:
O meu estabelecimento comercial, com o qual sustento a minha querida família, foi esta noite incendiado por um grupo de jovens!
De arma em punho, com dolo de homicídio, fui atras deles.
Disparei e provoquei a morte a todos.
Pratiquei vários crimes de homicídio qualificado pp no art132/2, d) do nosso código penal, pois fui motivado por um motivo fútil, ie um não motivo.
Poderei ser condenado a 25 anos de prisão caso em Tribunal se prove que eu revelei especial censurabilidade ou perversidade com tal animo.


Paris já está a arder?
E Lisboa?
Sereníssimas as autoridades da Republica olham o fogo que arde. E vê-se.
Chirac, esse demónio da direita Francesa, sorri e diz que vai tomar medidas.
Quem se lixa é, claro está (!!!), o mexilhão.
A bandidagem, a selvajaria, a ignominia já alastram para o Sul, quase até as Pirineus. Está já aqui ao lado a pouco mais de mil quilómetros.
Todos nós assistimos. Coitadinhos…, de nós.

Paris já está a arder?
Nem um pouco, isto é só o inicio.
Há duzentos e poucos anos dizia a Burguesia: "Enforcar o ultimo padre com as tripas do ultimo nobre". A Burguesia instaurou, limou, sorveu, gastou da "ditadura dos direitos fundamentais". Patrocinada por essa coisa (agora) horrenda chamada positivismo jurídico.
Mais tarde vieram os "novos cristãos", jusnaturalistas novos, dizer que afinal a justiça é que era importante. Não a norma.
Mas quem diz o que é Justo? Afinal não será um conceito subjectivo?
Não será a justiça o que um homem quiser?
Hoje é inconcebível dizer - será crime? - "Enforcar o ultimo preto, com as tripas do ultimo árabe".
Meu Deus…, o que eu escrevi…
E amanhã?

PSL

2 comentários:

Unknown disse...

Pedro..

É só para avisar que não li o teu post, tá?

Pedro Soares Lourenço disse...

...fizes te muito bem ;)