segunda-feira, 14 de novembro de 2005

N DIAGONAIS III

«Novo recorde para quadro de Mark Rothko

Um quadro a óleo de Mark Rothko, um dos expoentes do expressionismo abstracto, estabeleceu um novo recorde para uma obra do pós-guerra vendida em leilão. Homage to Matisse (1953) chegou aos 19,1 milhões de euros no leilão da Christie"s, em Nova Iorque. Mas Rothko não foi o único a bater recordes na noite de terça-feira. Outros artistas, como Francis Bacon e Roy Liechtenstein, venderam os seus quadros mais caros de sempre.
"Foi o leilão mais fantástico da minha carreira", disse à BBC News o presidente honorário da Christie"s, Christopher Burge. "A atmosfera na sala era eléctrica com licitações constantes. Foi uma noite que ficará para a história do mercado da arte."
O leilão, que no total apresentou trabalhos de 40 artistas e rendeu 134,5 milhões de euros, estabeleceu 18 recordes, entre os quais se encontram os de Willem de Kooning, Bill Viola, Elizabeth Peyton e Gilbert & George. Rothko ultrapassou a barreira dos 19 milhões de euros, mais 4,2 milhões do que o seu quadro mais caro jamais vendido em leilão e mais 1,7 milhões do que o valor atingido por qualquer obra do pós-guerra. In the Car (1963), de Roy Liechtenstein, outro dos recordes da noite, foi vendido por 13,8 milhões de euros.»

Jornal O Público, de 11/11.

O que eu não faria para obter um quadro de Lichtenstein? Uma boa pergunta para o N?

NCR

Sem comentários: