sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Mas afinal quem foi o santo...?

São Martinho de Tours era filho de um Tribuno romano. Nasceu e cresceu na cidade de Pavia, Panónia (actual Hungria), em 316, sob uma educação cristianizada e, aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que estão se preparando para receber o batismo). Aos 15 anos de idade, e contra a própia vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália (região na atual França). Aos 18 anos abandonou o exército pois o cristianismo não cabia mais em suas funções militares. Foi batizado por Hilário, bispo da cidade de Poitiers.
Antes mesmo de tudo isso acontecer, ainda soldado, ocorreu, segundo a lenda, o que tornou São Martinho de Tours conhecido em todo o mundo: ao entrar pelo portal da cidade de Amiens, montado em seu cavalo, deparou-se com um pobre homem praticamente sem roupas (era um inverno especialmente rigoroso esse), um mendigo, e, ao ver que ninguém o ajudava, mesmo pessoas com muito mais posses que ele, tentou ajudá-lo a se proteger do frio congelante cortando sua manta militar ao meio, seu único bem real naquele momento, e ofereceu o pedaço cortado pela espada ao mendigo. Na mesma noite teve uma visão onde vislumbrou a face de Cristo, O qual estava vestido com a manta dada de presente ao mendigo, e ali São Martinho compreendeu que aquele a quem ajudara fora ninguém menos que Jesus Cristo.




São Martinho tornou-se Bispo da cidade francesa de Tours em 371. por aclamação popular, pois pessoalmente prefereria ter recusado o cargo. Diz a lenda que S. Martinho havia se escondido durante a votação em uma baia de cavalos, mas uma horda de gansos acabou com seu esconderijo. É por causa dessa lenda que se tornou tradição o ganso como prato oficial da comemoração de S. Martinho. Ele era muito querido pela população e é dito ter sido operador de algumas maravilhas. Seu dia de comemoração é 11 de novembro, dia da festa em sua homenagem.
Em alguns países, como Portugal, comem-se castanhas neste dia, festejando o Magusto.


Fonte: Wikipédia

Sem comentários: