quarta-feira, 20 de julho de 2005

O FIM DO PETRÓLEO: A grande tragédia do século XXI (IV)

Neste post do passado dia 8 (link) dávamos conta da nossa preocupação com o aumento do consumo do ”ouro negro”.
Com tais níveis de consumo, os especialistas dividem-se. Para uns o pico de produção será atingido nos próximos meses, para outros daqui por poucos anos. No meio estará por certo a virtude. E porquê? Porque é impossível encontrar mais petróleo no nosso planeta. Este é o grande problema. Não há mais. Acabou!
Nos últimos anos tem sido descobertas enorme jazidas. Na Arábia Saudita foi descoberta uma enorme reserva, totalmente por explorar. No mar Cáspio, foi descoberta uma reserva calculável em cerca de três por cento do total mundial. Noutros pontos do globo, v.g. Nigéria, Golfo do México, São Tomé, Angola; há muito ouro negro por extrair. Tais descobertas fizeram o petróleo ser algo relativamente barato durante os últimos anos. Entretanto…, o consumo nos EUA, e o crescimento económico a Oriente vieram por fim aos "dias de festa".
O preço não sobe porque há guerra no Golfo, nem porque há um ditador de esquerda na Venezuela e muito menos porque as tempestades tropicais se transformam em ciclones ou furacões. O preço sobe, porque o mercado sabe que acabou o produto que negoceia.



E depois do adeus?
O modo de vida até aqui conhecido terá de ser totalmente alterado.

Outra ideia feita, mas falsa é que no mercado dos veículos automóveis ainda não se encontrou solução para o petróleo porque não se quis. É falso. Não há solução à vista para os veículos motorizados do nosso dia a dia. Mas mesmo que houvesse isso seria "uma gota num oceano" de desolação.
Para alem do consumo nos milhares de milhões de motores de explosão que existem por esse Mundo fora, outra grande parte do petróleo consumido, vai directamente para criar outras fontes de energia, especialmente electricidade. Para escrever este post, para ver TV, para ouvir musica, mas sobretudo para alimentar as maquinas gastadoras que temos em casa. Maquinas de lavar e secar roupa, maquinas de ar condicionado.
E as aeronaves? Faz o leitor ideia de quanto barris de petróleo são consumidos pelas milhares de aeronaves que diariamente cobrem o planeta? Em termos relativos o consumo de carros e motos comparado com o consumo dos aviões chega a é ridículo.

PSL

Sem comentários: