sexta-feira, 8 de julho de 2005

O FIM DO PETRÓLEO: A grande tragédia do século XXI (III)

Continuação da “saga” que teve aqui (link) o seu ultimo episódio...

Muito mudou neste planeta em trinta anos.
Hoje os EUA consomem mais do dobro dos barris/dia que consumiam há trinta anos. A China, com quase um quinto da população mundial, cresce (em termos de PIB) a mais de dez por cento ao ano.
A Índia duplicará o consumo do "ouro negro" nos próximos dez anos. Não há combustível fóssil que dure eternamente.



O aumento de consumo nos EUA e o crescimento económico do terceiro mundo, são os dois grandes factores que destablizaram profundamente os mercados petrolíferos. Especialistas dizem que em breve os 100 dólares por barril deixará de ser uma miragem. Naturalmente quando tal barreira psicológica for atingida, o disparo do preço do barril será inevitável. O caos para breve.
Muito se escreve lá fora…, v g aqui, obras inteiras sobre o tema, mas por cá, pouco ou nada nos vai chegado. E estamos na era da Sociedade da Comunicação…
Procure tambem por: "Twilight in the desert, de Matthew Simmons, Wiley, 2005. The end of oil, Paul Roberts, Mariner Books, 2005.

Na sua edição de 24 de Junho, o excelente Courrier Internacional, traz um dossier esclarecedor sobres esta matéria.
Ai se escreve, com origem no Panorama de Milão:
"Por que razão aumenta o consumo? Por causa do crescimento económico na China e Índia. O consumo chinês aumentou 17 porcento num ano e deverá duplicar nos próximos 15 anos. A procura Indiana vai crescer 30 porcento nos próximos cinco anos. Os EUA absorvem só por si um quarto da produção mundial e aumentou o seu consumo em 200 mil barris dia".
Citando o Britânico The Guardian ai se escreve a bold: "Está excluída a hipótese de haver mais jazidas".
O que a Courrier Internacional não escreve é o que se passará depois do adeus.

PSL

1 comentário:

Anónimo disse...

Fora os "olhos em bico" e os "monhés" para que o preço do petróleo baixe!