terça-feira, 5 de julho de 2005

É para rir ou chorar?

Este governo PS vai apresentar hoje no “muy cavaquista” CCB um plano de investimentos.
Escreve o DN: “Com a pressa de apresentar rapidamente o programa, nem todas as áreas conseguiram o mesmo nível de compromisso entre as empresas interessadas nos investimentos e a disponibilidade do Governo para suportar a sua parte.”.

Podemos também ler no Publico que segurança e Justiça são “esquecidas” pela maioria no seu plano de investimentos. Segundo o diario o programa sera decomposto em "16,8 mil milhões para infra-estruturas básicas no domínio do ambiente, da energia, dos transportes, da cultura e do apoio social; 3,8 mil milhões para valorização do território, no domínio da política de cidades, património cultural e turismo; e 4,5 mil milhões para sistemas de informação e formação.".
Desde o 25 de Abril, este é o governo que mais desinvestiu na segurança e justiça. A seu tempo iremos pago-lo muito caro

A maioria PS anda a brincar com o fogo!
Todos devemos ainda ler, a entrevista dada ontem por Alberto Costa, Ministro da Justiça, ao Diário Económico. Lendo-a, ficamos a saber com o que podemos contar na área da Justiça durante os próximos anos. Desnorte, medidas avulsas, operações cosméticas e nada de reformas porque isso dá trabalho e custa dinheiro, muito dinheiro.

Escreve também o DN – a coisa é tão estúpida que até duvido da sua veracidade – ainda quanto ao novo plano de investimentos: “adiantou um membro do Executivo. "A mensagem será um convite à iniciativa privada 'Confiem, porque o Governo está a fazer os possíveis para que a retoma chegue rapidamente'. É um programa "keynesiano", mas suportado nos privados".
Um programa "keynesiano", mas suportado nos privados?
Ou em S.Bento não sabem quem foi Keynes, ou então temos por lá algum génio escondido...

Bem mais grave é o que diz a televisão do Estado. Segundo noticia da RTP, o clima económico em Portugal agravou-se mais um pouco, sendo o pior dos últimos catorze meses. Diz o INE, que tanto comerciantes como consumidores retraem cada vez mais os seus investimentos e gastos.

A tudo isto devemos somar esta a do Diário Económico (link) , que nos dá que “O número de contratos de futuros que apostam numa subida do petróleo para os 80 dólares por barril em Dezembro aumentaram significativamente nos últimos meses”.

Com tudo isto apetece perguntar se o tal “plano da pólvora” a ser hoje apresentado é para rir ou chorar.

PSL

Sem comentários: