quinta-feira, 30 de junho de 2005

O FIM DO PETRÓLEO: A grande tragédia do século XXI (II)

O impensável, ou nem sequer inimaginável está prestes a suceder.
O petróleo tem os dias contados!
Esta é a verdade nua e crua que todos teimam em esconder.
Não é "estoria" da carochinha nem sequer coisa produzida por cultores da teoria da conspiração. Não é sequer produção de hollywood. O petróleo que abastece de combustível os nosso veículos, os aviões que nos levam a locais paradisíacos, que nos aquece a casa ou nos dá conforto nos dias de canícula, está prestes a terminar.
A doutrina divide-se. Uns proclamam que o pico de produção será alcançado já no próximo ano. Porem, os mais optimistas adiam tal data até meados da década de 30 do século em que vivemos. Mas os dias petróleo estão contados. Hoje ou amanhã, o petróleo vai acabar.



Sempre pensei que tal não seria possível. Sempre pensei que a evolução tecnológica conseguiria achar petróleo onde hoje não se conhece. Mas isso é mentira!
Metade das reservas planetárias estão prestes a ser consumidas e depois…, será o caos.

Os mais jovens apenas conhecem o choque petrolífero da década de 70 do século passado, dos livros da escola ou talvez de algum documentário na TV.
Em traços largos, o que hoje é realidade foi alarme há pouco mais de 30 anos.
De um momento para o outro os especialistas avançaram com números terríveis. O petróleo terminaria em poucos anos. A subida dos preços foi inevitável, a economia ameaçou desabar nos países ocidentais. De lá para cá, economicamente tudo é Ocidente. O muro de Berlim caiu, o Leste deixou de olhar de soslaio para o rico Oeste. O terceiro Mundo quer ser primeiro. A Índia e a China explodem economicamente. Os EUA não param de consumir o ouro negro.

PSL

Sem comentários: