segunda-feira, 6 de junho de 2005

O Grande Perdedor



Não conheço este Senhor, mas cria-me formigueiro reflexivo quando vem nas parangonas dos média a embandeirar-se de argumentos de superioridade moral e de pavonada rectitude a favor da Constituição Europeia, quando, o que surpreendentemente não tem sido mencionado, este Senhor é o grande perdedor dos Nãos ao tratado constitucional e é a personalidade que mais carece de habilitação ética e de legitimidade política, no âmbito do processo constituinte do tratado.

Depois de impedir que propostas contrárias à sua fossem discutidas na "convenção constituinte" e de as limitar à documentação produzida, depois de manipular conceitos e interpretações de projectos de artigos elaborados por outros, depois de individualmente retirar ou restringir os tempos da sua discussão, depois de todo o comando do bas fond das hordas euro-federófilos e do controlo explícito das hostes comunitaristas, D'Estaing emerge como o pai da Constituição, mas, depois dos 'Nãos', insinua que está tão acima dela, ou melhor, ela está tão acima do povo que, para o excelso Citizen Kane europeu, "Ceux qui n'ont pas voté la Constitution on leur demandera de la revoter. Il n'y a pas d'autre solution". Voilà!

Os euopeus não têm outra solução, não há alternativa a esta Constituição, o futuro da europa depende dela e os europeus não conseguirão passar sem ela! Frases feitas de autêntico fundamentalismo europeu. E o pior é mesmo quando vêm com argumentos morais! Significa de imediato que algo foi mal feito, que o medo de fracassar é enorme e que muitos nomes e carreiras políticas estão em jogo nesta Constituição. Homenagem seja feita a Jean Monet que, apesar de federalista, defendia que nenhuma Europa podia ser construída contra a vontade dos europeus.

Em política, o tempo é o supremo juiz dos feitos, bons e maus. Esta Constituição ainda será o Rosebud do Citizen Giscard.

NCR

Sem comentários: