quarta-feira, 6 de julho de 2005

A primeira vez

Decorreu ontem a primeira “Noite à Direita” no café Nicola em Lisboa, subordinada ao tema “A Direita e a Liberdade”.
A iniciativa foi um claro sucesso, pelo menos a olhar ao numero de presentes.
De um lado, como “agente provocador” encontrámos Vicente Jorge Silva, um homem de esquerda. No outro lado da “barricada” António Pires de Lima, representou a Direita Liberal.

Mas nem tudo foram rosas, senhores.
O Nicola pode ser dos cafés mais bonitos de Lisboa, e é. Pode ser um local emblemático e algo “fetiche”..., mas não tem as mínimas condições para juntar tanta gente numa tertulia-debate. Calor, barulho, desconforto..., as próximas “Noites à Direita” deviam de mudar de local.
Também reconheço que o CDS/PP precisa e muito, de repensar o seu futuro. Não estava era à espera, de encontrar na noite de ontem, tanta vontade de deixar isso publicamente claro. Espero, no entanto, que as “Noites à Direita” sejam bem mais do que um simples esforço do CDS/PP de se manter à tona d’água, com algum debate refrescante.

Quanto ao mais importante, devo dizer desde já, que me revejo quase por inteiro nas ideias deste Direita Liberal, pelo menos se considerar os excelentes textos de Henrique Raposo (aqui, aqui e aqui), no blogue oficial das Noites à Direita.
Mas..., não gostei de algumas ideias lançadas por Pires de Lima na noite de ontem. Não compreendo minimamente da necessidade de rever a Constituição de 75, para que seja conferida mais liberdade, nomeadamente quanto à iniciativa económica, e não faz sentido falar em responsabilizar o excesso de liberdade, nomeadamente de liberdade de expressão por via constitucional. Alias esta é uma ideia perigosa, própria dos tais tiques de uma “certa direita”, que o próprio Pires de Lima identificou.
Pires de Lima devia de saber que tal responsabilização já é conferida pela lei civil. Se não é eficaz isso é outro problema. Aliás muito se falou em eficácia, ontem à noite.

O balanço?
Para mim é altamente positivo. Em Portugal fazem muita falta estes espaços de debate; a sociedade e a política são feitas de ideias e do seu confronto civilizado. Parabéns aos organizadores.
A seguir de muito perto.

PSL

3 comentários:

Dr. Assur disse...

Durante o governo de Guterres não havia também essas noites da oposição no Nicola?

Pedro Soares Lourenço disse...

Sim havia, de um grupo de reflexão muito perto do PSD. Não sei o que será feito dessas “noites”...

Nuno Cunha Rolo disse...

O PSL mostrou a sua 'raça'!:-)
Abraço,
NCR