terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A tradição é o que o Homem quiser, o Natal não

Afinal a Sofia é mais paciente do que eu julgava. Não só teve a paciência necessária para ler isto com atenção até ao fim, como ainda teve a paciência de me responder, resposta essa em que apenas hoje (ontem) reparei [shame on me].

Tal como tentei dizer aqui, penso que só existe uma razão valida - ou se quisermos num plano mais filosófico, um elemento teleológico ou um fim último - para as comemorações natalícias (assumam elas formas, ritos e tradições que assumirem): o Natal só é Natal se comemorarmos a natalidade.
Afirma-lo desta forma é mais do que um sinal de pragmatismo. É um sinal de realismo.

Em tudo o mais, faço jus à minha costela liberal. Ou seja, cada um comemora o que quiser, como bem quiser, na medida que quiser, na noite de 24 e dia 25 de Dezembro. Não venha é dizer que está a comemorar o Natal. Porque o Natal não é o que o Homem quiser nem quando o Homem quiser.

O Natal é o natal, no natal.

3 comentários:

Alexandra disse...

O Natal marca o nascimento de Cristo, verdade.

Mas, mesmo que o "esqueçamos" nas comemorações, ao comemorar o Natal como "espírito natalício", como bondade, caridade, amor, partilha, família, e por aí adiante (porque no meio dos presentes, das comidas, da familia, da árvore estes princípios acabam por estar presentes), não estaremos sim a comemorar mais que o nascimento de Cristo, o próprio Cristo?

Não será antes esse o objectivo pretendido, com ou sem presépio?

Pedro Soares Lourenço disse...

Olá Alexandra.

Em primeiro lugar…, bons olhos te leiam. Folgamos em saber que estás de volta à blogosfera. Bom regresso.

No meu entendimento a tua perspectiva faz todo o sentido, desde que tenhamos percepção da mesma, o que parece ser o teu caso – com ou sem presépio.

A questão só se coloca se: na quadra nos ficarmos pelas diferentes comemorações, olvidando de todo que o ponto de partida (e chegada) de toda “a festa” está precisamente no nascimento de um ser humano, cuja data de nascimento se convencionou celebrar por estes dias.

Beijinhos

Alexandra disse...

Obrigada. :-)

Parece-me que foi a primeira vez que consegui comentar no vosso blogue. Já havia tentado várias vezes, mas sem sucesso (creio).

Boas entradas!