segunda-feira, 2 de junho de 2008

Ilusão e emoção

Alguns dos intelectuais do regime não param de brandir contra aquilo que sustentam ser uma exagerada exposição nos media da vida da selecção nacional de futebol. Por vezes dou-lhe razão.

Hoje a tal selecção saiu de Lisboa rumo à Suíça para jogar o Europeu da modalidade. Ao chegar às cercania dos Alpes, a alguns milhares de quilometras de casa, aqueles homens tinham à sua espera milhares e milhares e milhares e milhares…, de compatriotas que apesar de "andarem lá fora a lutar pela vida" a única coisa que desejavam era gritar o nome daquela que consideram ser a sua pátria e receber em troca um pequeno aceno, vá lá um sorriso, de um dos seus heróis.

Como cabra cegas, bem podem berrar os intelectuais. Quem não se emocionou com as imagens da chegada da selecção portuguesa à Suíça ou já não tem coração ou é pessoa de companhia a evitar (onde é que eu já ouvi isto?).

A questão que se coloca, aos tais intelectuais pois claro, é se a ilusão e emoção com que os portugueses tratam a sua selecção nacional de futebol é produto dos media (que maximizam as bem produzidas campanhas de marketing) ou se estes, os media, apenas se limitam a cumprir a sua função prima: informar.

Ao ver o mar encarnado e verde que banhou hoje na Suíça a selecção nacional, a única coisa que penso é que se o povo quer pão e circo, deixem-no lá ficar com o circo, pois o pão já lhe vai faltando de quando em vez.

E que se saiba nunca os elevados pensamentos de um qualquer intelectual matou a fome a ninguém.

Adenda: sobre o tema ver o post As Elites Lusitanas de Fernando Martins no Cachimbo de Magritte.

2 comentários:

Paulo disse...

Mas que o circo foi muito bem montado, lá isso foi...
O que preocupa é ver tanto empenhamento e entusiasmo no apoio a uma simples selecção de jogadores de futebol e não ver esse mesmo empenhamento na contestação a outros problemas mais sérios da sociedade.
Então agora, com o aproximar do Verão, é o futebol e a praia! As únicas verdadeiras preocupações dos portugueses...

Abraço.

Pedro Soares Lourenço disse...

Viva Paulo é verdade, o circo está muito bem montado.
Igualmente lamento “não ver esse mesmo empenhamento na contestação a outros problemas mais sérios da sociedade2 como é o caso da resolução da crise do nosso querido clube. De acto, o estado do Benfica é merecedor de uma vaga de fundo - como se diz na politica – verdadeiramente universal.

ehehehe