quarta-feira, 7 de novembro de 2007

N ARIANES VII

Cena: "Death Simles At Us All" - em "Gladiador" (2000), de Ridley Scott



Posso dizer, com toda a franqueza, que a interpretação deste imperador romano - pelo actor Joachin Phoenix - marca-me. E presumo que me marcará por muitos anos de vida. Assim como vejo sempre Val Kilmer quando oiço The Doors, ou o Mel Gibson, quando olho para um guerreiro de kilt, ou Willem Dafoe quando, raramente, me confronto com Jesus Cristo, assim é Phoenix a assaltar-me quando me deparo com imperadores romanos. É uma interpretação fabulosa, onde (quase) podemos ver um imperador a morder a língua com a boca fechada, atravessada por coléricos movimentos de auto-flagelação!
A nomeação para o Óscar (de melhor actor secundário) em 2001 com este filme é mais do que justa (tal como a de 2006 com o filme "Walk the Line") e se tivesse levado a estatueta seria um digno premiado.
Este filme vale para além da notável interpretação de Phoenix. Há ainda dois grandes coliseus cinematográficos neste filme:
- A voz e as poucas músicas de Lisa Gerrard no filme.
- O diálogo entre Commodus (o imperador) e Maximus (o gladiador), que é absolutamente magistral: simples, curto, denso e mágico. Notem como são poucas e profundas as palavras, e como estão orquestradas, numa eficácia atroz de interpretação e comunicação. É de repetir, e ver e ouvir com muita atenção. E reflectir, reflectir muito.
Sem dúvida, uma das minhas grandes cenas ARIANES.

Sem comentários: