segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Água d'Antigamente

Quantos aviões apanhamos. Quantos malas carregamos. Quantos quilómetros calcorreamos. Quantos continentes visitamos. Quanto pó comemos. E os segredos da nossa terra, conhecemos?
Esta é a crónica de uma tarde de Domingo que seria igual a tantas outras não fora o facto de no passeio matutino de bicicleta na manhã anterior, ter reparado num cartaz que por mero acaso comigo se cruzou.
O Parque de Monsanto está diferente. Não sei se já repararam. Monsanto convida ao lazer e à descoberta. Tantas vezes passamos por ele (às vezes diariamente) e teimamos em dele fugir. Porquê?
Água d'Antigamente é um passeio promovido pela Divisão de Educação e Sensibilização do Ambiente (DESA) da Câmara Municipal de Lisboa que percorre em cerca de três horas (seis a sete quilómetros a pé) alguns dos segredos mais bem guardados do Parque de Monsanto, bem como grande parte do único e imponente Aqueduto das Águas Livres - apenas o seu nome deveria obrigar-nos a baixar a cabeça em sinal de respeito. Apenas a visita a este ícone arquitectónico mundial bastaria para nos entreter. Mas os responsáveis da DESA dão-nos muito mais. A possibilidade de nos encantarmos com um local bucólico onde facilmente nos esquecemos que estamos na nossa casa e rapidamente somos levados a essa condição mítica da sociedade pós-moderna a que chamam turista.
Mas este post não serve apenas para vos contar mais uma historia da carochinha muito cool ou para vos dar conta de como é fácil escapar ao lugar comum em que fatalmente a nossa vida se torna. Este post serve, acima de tudo, para sublinhar que nesta Lisboa cada dia mais descaracterizada ainda há carolas. Carolas são aqueles como o Rui, que tão bem nos guiou pelos seus jardins secretos. Funcionários miseravelmente pagos por uma administração pública autista que ainda assim empenham os seus tempos livres a compartilhar as suas paixões, a sua visão do mundo, e nos ensinam com carinho e divertimento como podemos ser mais felizes aqui na nossa terra tantas vezes blasfemada.
A DESA promete que em Dezembro haverá mais Água d'Antigamente para quem com ela quiser saciar a sede. Enquanto isso consultem aqui (link) o seu programa de actividades no magnifico e salubre Parque de Monsanto. E estejam atentos, pois prometem-nos muitas e boas novidades. Eu fiquei fan incondicional.
Obrigado a todos!

[Clique nas imagens para aumentar]







Sem comentários: