quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Micro reflexão sobre o estado da Lusa blogosfera

“A blogosfera já teve melhores dias porque já foi mais influente”, ouve-se amiúde por ai. Será assim?
Muitos de nós ainda confundem a blogosfera com a "blogosfera politica" ou a "blogosfera agenda-cultural". Esta última mantem-se pujante, apear de estilhaçada. A primeira já teve, em boa verdade, melhores dias. O desaparecimento do bloguitica de Paulo Gorjão foi uma perda irreparável. Gorjão marcava há anos o ritmo da blogosfera politica com as suas acutilantes analises e com um talento raro entre nós, para a descodificação do lado oculto da lua politica. O espaço que o bloguitica ocupava é hoje uma terrivel lacuna.

Mas a blogosfera é cada vez menos sinónimo de politica. Enquanto esse quintal se enche de ervas daninhas a blogosfera intimista cresce de forma desmesuradamente saudável. A rede está cheia de blogues mais ou menos lamechas - não apenas no feminino - que reflectem as vivências (ou falta delas) dos seus autores. Dores e prazeres misturam-se de forma quase promíscua não raras vezes numa tempestade polar de consequências imprevisíveis. O interessante é que estes blogues são cada vez mais um sucesso. Tal como os blogues de humor. Assim como o teatro precisa de tragédia e de comédia para existir, também a vida não pulsa sem os seus tiques luhmanianos. Será a vida que descobre o teatro quando se vê ao espelho ou vive versa?

Também o movimento perpétuo que alguns sociólogos identificam nos dias de hoje (diferenciação/especialização) parece encontrar o pasto seco certo para o seu lume na blogosfera. Repare-se nos blogues cujo tema central é o mundo do futebol. Estes serão milhares (e multiplicam-se ferozmente). E destes milhares centenas dedicam-se ao aspecto particular dos grupos de apoio organizados (claques) às equipas de futebol. Curiosamente foi algures por aqui que encontrei uma manifestação verdadeiramente esquizofrénica (não tanto do blogue em si, mas por certo do seu autor) mas hilariante. Um anónimo, que se diz valentemente endinheirado e grande benfiquista há décadas, descobriu a razão do insucesso do nosso querido clube nos últimos anos e vai dai…, decidiu fazer um blogue (link) pois então. Já passeio na blogosfera há uns anos, mas nunca tinha visto uma mistura tão fascinante de estupidez, irracionalidade e mau gosto.

No fim de tudo acho que a blogosfera vive os seus melhores dias, porque é cada vez mais influente. Os que vivem (quase) para a política é que não sabem disso. Têm vistas curtas.

ACTUALIZAÇÃO
Nem de propósito. O DN desta quinta feira prepara-se para dar razão ao meu ultimo parágrafo. Com chamada de primeira pagina e tudo. Vai uma ajudinha sobre o que é que eu estou para aqui a falar? Leiam com alguma atenção o penúltimo parágrafo deste post, cotejem com tal capa de jornal "et voilá".
Ah…, e se têm como desporto favorito ver fronhas de bofias a atirar para o malandreco e que não sabem o que é um Estado de Direito Democrático pois vieram "ontem" de terras sem lei invadidas por Yankes então vão google e façam uma pesquisa por ACAB. Boa sorte.

Sem comentários: