segunda-feira, 14 de maio de 2007

Zimbabwe líder da Comissão das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável

Ao longo da vida tenho me cruzado com varias pessoa que acreditam com fé inabalável no papel da ONU e do Direito Internacional. Essas pessoas praticam um discurso belo, quase profético, que invariavelmente lá vai cativando mais alguns fiéis. Mas quando estamos atentos e pensamos pela nossa cabeça rapidamente concluímos que o Direito Internacional não é Direito e que o papel da ONU ao longo da sua “curta” vida mais não é do que um papel politicamente demagógico e realisticamente hipócrita.

O Zimbabwe é uma ditadura hedionda onde não se respeitam os mais elementares Direitos Fundamentais. Não há liberdade de expressão, de opinião, de reunião. Há violência brutal, corrupção, inflação galopante, morte, dor, sofrimento. Tudo para que Robert Mugabe e os seus capangas possam sobreviver politicamente.
Ainda assim o Zimbabwe foi, no passado sábado, escolhido para chefiar a Comissão das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Confrontado com as críticas de parte da sociedade (que não comunidade) internacional o embaixador zimbabweano nas Nações Unidas, Boniface Chidyausiku, respondeu em declarações à BBC (citadas no Público de ontem) com a seguinte pérola: "Mas o que é que o desenvolvimento sustentável tem a ver com direitos humanos?".

É este o estado actual das coisas do Mundo. Enquanto a opinião pública mundial continuar a meter a cabeça na areia, enquanto a elite das Nações Unidas mantiver a hipocrisia como norma fundamental, nunca existirá uma verdadeira comunidade internacional, nunca existirá uma verdadeira ordem jurídica mundial que ponha em pratica à escala global o profético discurso dos “Direitos Humanos” .

Sem comentários: