segunda-feira, 29 de maio de 2006

O estado de S. Paulo














Facto: O maior ataque de sempre contra as forças policiais do Estado de São Paulo


Início: 19 de Maio, 6.ª Feira, 16h30m, Penitenciária 1 de Avaré


Causa: Transferência de 765 presidiários, considerados perigosos, para a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (destruída pelos presos em 2005)


Agressor: PCC (Primeiro Comando da Capital)


Liderança: Marcus Williams Herbas Camacho, mais conhecido por Marcola ou Playboy


Equipamento e Munições: AR-15, AK 47, lança-granadas, coletes à prova de bala, fuzis e submetralhadoras


Ataques e reféns: foram atacadas 24 unidades prisionais, por um conjunto de 24 472 de detidos e presos, 174 funcionários prisionais foram feitos reféns


Mortos: pouco mais de 100


Todo este pequeno quadro, uma parte apenas de tudo o que aconteceu, merece a nossa reflexão, sem dúvida. Uma reflexão que parte do presente para o passado. Todavia, há práticas, projectos e e ideias deste movimento criminoso, o PCC, que merecem deveras um olhar para o futuro e uma acção imediata ou de curto-prazo por parte das autoridades e da própria sociedade civil. A criação do Partido PCC, a futura candidatura de dois militantes a deputados, um a estadual, outro a federal, o 'ataque' estratégico e direccionado de ganhar por meios ilícitos concursos públicos, a corrupção, e respectiva gestão, dos funcionários públicos, e os cerca de 40 000 militantes directos (a contar com as famílias destes pode chegar aos 300 000, mais do que suficiente para eleger deputados), o pagamento de cursos de Direito aos seus membros (com certeza, para melhor defender o Crime do Direito!) são factos preocupantes mesmo.


Aliás, isto leva-me a pensar, juntamente com os fenómenos de intergação de organizações terroristas pela via eleitoral (não se pode chamar de democrática, apenas pelo critério das eleições) no Médio Oriente e na Ásia, que o próximo inimigo da liberdade é a própria democracia, ou seja, o povo! A lista dos inimigos da liberdade de Isaiah Berlin talvez careça de uma actualização: aos Helvétius, Rousseau, Fichte, Hegel, Saint-Simon e Maistre, uma sétima entidade terrena, criadora e justificativa da própria liberdade!


Sobre esta última profecia, a reflexão continuará por aqui...


NCR

1 comentário:

Pedro Soares Lourenço disse...

Excelente post, sendo que já não é de hoje que desenvolves a ideia “ o próximo inimigo da liberdade é a própria democracia”.
Já não é segredo para ninguém que desde que estive no Rio vim viciado na actualidade Brasileira. A TV Record tem um oásis no lixo da sua programação; o Jornal Record que passa em Portugal entre as 23h20 e as 24h diariamente no canal 12 da TV Cabo.
Ainda ontem pude ver uma excelente reportagem que relatava os enormes tentáculos do polvo PCC. Uma estrutura de poder paralelo em franco crescimento como nunca se terá visto em qualquer parte do Mundo. A acompanhar de perto.