sexta-feira, 12 de maio de 2006

Campo Contra Campo (XLV)

M:I-3, ***

Tinham saudades? Não! Eu tinha…, livra.
Não sei como é que isto aconteceu. Mas estive, talvez, uns dois meses sem ir ao cinema, perdendo irremediavelmente no grande ecrã desde clássicos a películas de série Z. Adiante.
Depois de tal pousio nada melhor do que reiniciar um novo ciclo cinematográfico com algo que dê pouco trabalho a ver e ouvir.
M:I-3, está naquele género de filmes que classifico de “bang-bang”. Assim, não vale a pena perder muito tempo com grandiloquências (ou vale?). Destes filmes ou se gosta ou não. Sendo certo que é preciso saber ao que vamos. Desde logo devo confessar que desconfiei da realização de J.J. Abrams, o mesmo de coisas inenarráveis como “Alias/A Vingadora” e “Lost/Perdidos” que mais não são do que pura perca de tempo
Mas eu gostei (bastante) de M:I-3. Porquê?
Porque o filme cumpre perfeitamente a sua (única) função de entreter. São mais de duas horas, filmadas e montadas no ritmo certo para nos agarram à cadeira torcendo pelos “bons” ou pelos “maus”, sendo que ambos são óptimos.
Porque o argumento é minimamente atraente e a estrela da companhia (Ethan Hunt/Tom Cruise) surge humanizado, o que até é moda nos super-herois de hollyodescos do momento.
Porque o “fogo de artifício” surge em quantidades verosímeis mas suficientemente espectaculares.
Porque ao velhinho cliché “da mala” se juntam umbilicalmente neófitos Clichés como “o do Vaticano” e “o da pequena quantidade de liquido prestes a provocar uma explosão nuclear”.
Porque a sonoplastia é perfeita, as cidades são magistralmente aproveitadas nos 70mm. Porque existem varias sequencias verdadeiramente impossíveis…, mas o filme não é isso mesmo…, uma missão impossível?
Porque Tom Cruise está numa forma incrivelmente invejável ao ponto de J.J. Abrams tere feito “copy-paste” de certos tiques do corpo de Cruise dum Top-Gun que já tem vinte (!!!) anos.
E last but not lest, porque Scarlett Johansson em boa hora foi afastada do projecto. Sim, ver a nossa menina dos braços desse galã seria o cúmulo do insuportável.

PSL

Sem comentários: