terça-feira, 27 de setembro de 2005

N PERGUNTAS X



Porque as tempestades têm nomes?

Porque as comunicações (sobretudo de rádio) entre as pessoas e entidades envolvidas na previsão e prevenção de tempestades são mais fáceis e menos equívocas de se concretizarem, reduzindo ou extinguindo, dessa forma os factores indutores de erros ou confusões, que podem prvocar vítimas e danos avultados.

Porque a maioria são nomes de mulheres (Arlene, Katrina, Rita, Ophelia,...)?

Nos finais do século XIX e princípios do século XX as tempestades tinham nomes de santos. A partir do início do século XX começou a sedimentar-se a prática de Clement Wragge, meteorologista australianmo - que dava nomes de mulheres às tempestades tropicais que assolavam a Austrália ainda no final do século XIX -, prática que durou até 1979, data na qual as tempestades passaram a ter denominação feminina e masculina alternadamente. Actualmente, os nomes são actualizados por um comité internacional de uma agência da ONU: a Organização Mundial de Meteorologia.

E quais são as hipóteses de ver o meu nome num furacão?

Lamento, caros leitores, se o vosso nome não é nome de tempestade, pois tenho a 'sorte' de haver um com o meu. Chama-se Michael, tudo bem, é em inglês, mas serve na mesma, pois é tradução literal de Miguel (o meu segundo nome). Para o ano sou furacão... Vejam a rígida lista dos nomes das tempestades em baixo para verificarem se têm nome de tempestade! Se não, há poucas hipóteses de virem a ter, pois esta lista renova-se de 6 em 6 anos, e só algum nome é retirado quando essa tempestade tenha provocado horríveis ou avultados estragos deixando marcas profundas para as pessoas e/ou para a Natureza. Ora confirmem, ou não, o vosso título de furacão:



Está lá? I'm a hurricane...


NCR

3 comentários:

Pedro Soares Lourenço disse...

Entre a Odete e a Rosa, em 2009 lá arrasarei eu! 2009??? Eu tinha qqr coisa marcada para esse ano???!!!

sm disse...

Bom dia!
Colocaram-me esta questão no outro dia, tinha ideia que os furacões seriam nomeados no feminino e que os tufões nomeados no masculino, pelos vistos estava errada :). Enviarei o vosso post a quem me colocou a pergunta. Obrigada pela informação.

snowgaze disse...

Agora deste-me uma boa ideia. Isto é uma óptima lista para escolher nomes para os afilhados, eheheheh :)