sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Et pour cause

«Democracy cannot succeed unless those who express their choice are prepared to choose wisely. The real safeguard of democracy, therefore, is education».

Franklin D. Roosevelt (1882–1945), "The Wit and Wisdom of Franklin D. Roosevelt, Government and Democracy", p. 29, Peter Pauper Press (1982).

Fazemos companhia à Turquia nos países da OCDE com maior atraso educacional, segundo o relatório "Education at a Glance - 2005"! E não há debates, entevistas com a Ministra, análises nos 'programas' de maior audiência ou nos 'telejornais'?! E dá-se destaque mediático a uma foragida da polícia, às declarações de Co Adriaanse sobre o futebol português, à baixa política?! Será que os mortos que morrem na estrada e os problemas dos vivos deste país que se deleita em afundar no seu lamaçal não têm direito a 15 minutos de discussão?!

Nunca concordei com os argumentos de Karl Popper a favor da perigosidade que os media representavam para as democracias, mas confesso que afrouxei a minha convicção. É que, como ele bem dizia, a democracia é o único sistema político em que se pode votar contra o mesmo. Isto na linguagem surfista tem um nome: localismo.

NCR

Sem comentários: