segunda-feira, 5 de setembro de 2005

Morreu William H. Rehnquist...

... era Chief Justice (ou seja, presidente do Supremo Tribunal Federal dos EUA - os restantes juízes denominam-se Justice) e, caso não saibam, foi quem deu a vitória, grosso modo, a George W. Bush contra o candidato mais votado Al Gore em 2000 (se se recordam, quando Gore requereu a recontagem dos votos no estado da Florida por indícios fortes de milhares de boletins de voto terem sido objecto de fraude e de iregulardades, o Supremo Tribunal rejeitou o pedido, dando automaticamente a vitória ao candidato republicano - Bush ganhou a Gore, na Florida, por 531 votos!).



Nomeado por Nixon em 1971, feito presidente do referido tribunal por Reagan em 1986, Rehnquist assegurou uma maioria conservadora e moralista na leitura das regras e princípios constitucionais (sobretudo em matérias como a pena de morte, o aborto, os direitos das minorias e os direitos dos estados vs. federação.

Depois de ver Sandra Day O'Connor renunciar, e nomear John Roberts para o seu lugar, George W. Bush tem agora outra nomeação pela frente que terá que ser ratificada pelo Senado norte-americano.

Tinha 80 anos e cancro na tiróide.

NCR

Sem comentários: