terça-feira, 27 de setembro de 2005

Campo Contra Campo (XXIV)

Então afinal o que é que Charlie e a Fábrica de Chocolate, A Ilha, Ela Odeia-me e Cinderella Man tem em comum?

Charlie e a Fábrica de Chocolate, ****



Já tudo foi escrito e dito sobre mais um sonho do genial Burton. Fresco, divertido, cómico, e fundamentalmente uma espécie de colecção de cromos, onde estes são pedaços de outros filmes de outros cineastas ou mesmo do próprio Burton. Um copy-paste genial e revisitado que ainda assim... sofre do complexo “do copo meio vazio”. As expectativas..., ai as expectativas.

A Ilha, ***



Muito melhor do que se escrevinha por ai. Uma ideia gira, um argumento original, excelentes decors e o fabuloso espectáculo dos (e)feitos especiais no seu melhor. Mas..., com actuações sofríveis – ohhhh..., perdoa-me minha querida Scarlet, mas não posso culpar eternamente (!!) os teus directores. Suspeito que som e sua montagem são “oscarizaveis”.

Ela Odeia-me, ***



Já não via Spike Lee há muito. Sabe filmar como poucos e este não é excepção. Excelente argumento, boas historias e mais uma machadada de Hollywood no “Bushismo” – que palavra horrível.
Ou seja todos os que escrevem que este é um filme de lésbicas, um preto poderoso, e muita criancinha estão profundamente enganados. Ela odeia-me é muito muito mais que isso; é uma tenaz critica aos tempo que correm do lado de lá do Atlântico Norte. E supremo gozo, Bush – no genial genérico – só vale quinhentos paus!


Cinderella Man, ***



Sou suspeito. Sempre gostei muito de filmes de boxe. Dão sempre uma plástica muito especial; com historias onde as antiteses dançam ao som de um gongo e ao sabor do bailado dos praticante da “nobre arte”. Este é um filme bonito. E o melhor que dele se pode dizer é que é catartico. Sem querer (querendo) todos acabamos a torcer pelo sucesso de Jim.


Mas afinal o que é que tantos filmes, de inspiração tão diversa, com Homens do leme tão destinos têm em comum?
Não me levem a mal..., mas esta posta já vai longa...., fica para amanhã. Prometo.


PSL

Sem comentários: