quinta-feira, 7 de julho de 2011

O despertar da Direita

Parte da Direita já despertou para o verdadeiro problema da crise das dívidas soberanas. Se, até agora, a crise era essencialmente interna e com um único culpado, José Sócrates, a Direita começa já a distinguir as formas do actual ecossistema financista e os vultos dos seus verdadeiros predadores.
Ninguém o pode negar: parte do problema é da responsabilidade dos políticos que nos governam desde 1985. Mas também é profundamente sofismático afirmar que é a existência de um Estado Social que dá à crise a sua dimensão actual.
A crise, sabemo-lo há muito, e sabe-o agora também a Direita, não passa de um movimento estratégico concertado, numas partes mais noutras menos, entre oligopólios financeiros, agentes políticos que odeiam a Europa social e os talibãs da Economia: os neoliberais, para quem o Estado é apenas uma forma de garantir o direito de propriedade (quando não uma forma de garantir negócios rentistas).
A Direita já despertou para uma dura realidade: a guerra económica sempre existiu, existe, e com a globalização passou a utilizar países inteiros como mera carne para canhão.
O Partido Socialista não alterou o seu comportamento. Como diz Ferreira Fernandes no Diário de Notícias, o PS não está a pagar na mesma moeda, está ao lado do Governo PPD/PP na indignação perante mais um bombardeio financeiro. Tendo sido sempre essa a postura do PS, é de lamentar que tenha sido preciso o PPD e o PP chegarem ao Governo para (em conjunto com o Presidente da República) passarem para este lado da barricada.O que podemos dizer? Bem vindos à guerra por Portugal e pela Europa. Derrotámos nazis, fascistas e estalinistas: juntos venceremos de novo.

5 comentários:

Zé Ninguem disse...

Bem vindos?

Creio que neoliberal rima com PPC.

A ver vamos se a moeda de troca não vai ser um Povo por um negócio rentista?

Espero estar enganado.

Anónimo disse...

Parece um comentário de um qualquer boy Socialista já saudosista do seu mais-que-tudo Engº. Relativo de Domingo... A "direita" sempre soube quem provocou a crise... E, até agora, na nossa História, só um Primeiro Ministro conseguiu (mais que) duplicar a nossa dívida... Se os senhores da "esquerda" acham que não isto não contribuiu nada para a crise e que a culpa vem de fora, lamento informar-lhes que estão doentes e que devem procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra ou então têm de deixar de meter drogas que distorçam a realidade... É óbvio que existem grupos estrangeiros a querer controlar o mundo (também é Histórico que sempre nos quiseram controlar)... Mas, neste caso, a nossa crise tem cara e é a do último e pior Primeiro Ministro da nossa História...

E isso de o PPD/PP terem passado para o outro lado da barricada é de rir... Quem é que nos deixou neste estado? O PS!! E agora querem fazer o papel da dama ofendida que sempre se portou bem, quando na realidade foram uma prostituta que se vendeu a torto e a direito para sustentar os seus maus vícios... E enquanto essa submissão se deu, o PPD foi tentando dar o seu apoio a algumas medidas propostas pelo PS com o objectivo de tentar minimizar os danos...

Gostava de lançar um desafio...
Gostaria que os senhores iluminados da "esquerda" me demonstrassem, em toda a História Mundial, um exemplo em que a esquerda tenha feito algo de positivo a longo prazo...

Na História Mundial que conheci, até agora, a "esquerda" só trouxe miséria, fome e morte... URSS, China, Cuba, Vietnam, Laos, Cambodja...

De um apartidário que ama o seu país e o quer ver melhor!!!

Zé Ninguem disse...

Coitado do anónimo levou uma injecção quando era pequenino, de tal forma potente que depois de disparatar o que pode, ainda se diz apartidário.

De um não apartidário que também ama o seu país e o quer ver melhor!!!

Pachorra...

Anónimo disse...

A cassete habitual dos Chuchialistas... a da injecção...

E, claro, a não resposta ao desafio...

I wonder why...?

Nuno Santos Silva disse...

Caro anónimo,
se fizer uma reflexão séria encontrará miséria, fome e morte em muitas aventuras de Direita, como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, por exemplo.
E encontrará, claro, exemplos de bons resultados da governação de Esquerda: veja-se a Europa desde o fim da Segunda Guerra até à ascenção de Thatcher.
Depois dessa senhora houve crescimento económico sim, mas só para alguns...