terça-feira, 20 de outubro de 2009

Saramago tem alguma razão ("agora eu")

É muito curioso este (link) post do nosso Santos Silva.
Já eu, gosto de Saramago e da sua obra. Gosto por inúmeras razões, mas sobretudo gosto simplesmente porque gosto, o que é uma razão como outra qualquer.

E com o que li, vi e ouvi por ai durante o dia de ontem, fiquei tão curioso que aproveitei algum tempo livre entre o trabalho e o jantar para dar um salto à FNAC do Chiado e comprar “Caim” que comecei a ler de imediato.
Quanto à bíblia também ando curioso; espero levar comigo em viagem, uma dessas novas edições (das fáceis de ler, pois claro), em breve.

Mais mais do que a bíblia hoje interessa-me Saramago, "Caim" e o Nobel.
Correndo o risco da descontextualização não resisto a transcrever o que se pode ler a pp. 28 ab inicio: “(…) Diarreias, que é isso, perguntou o querubim, Também se lhes pode chamar caganeiras, o vocabulário que o senhor nos ensinou dá para tudo, ter diarreia, ou caganeira, se gostares mais desta palavra, significa que não consegues reter a merda que levas dentro de ti(…)”.

O juízo de valor fica para vocês. Ainda assim vou deixar-me cair em tentação: Saramago é claramente o Nobel que Portugal merece!

Sem comentários: