sábado, 3 de janeiro de 2009

Racismos & Idiotices

Sabemos que, em regra, a comunicação social não divulga nem raça nem nacionalidade de bandidos. Sabemos também que, sempre que o faz (e sempre que a raça não é branca nem a nacionalidade é portuguesa), não faltam os polícias de costumes e suas histéricas acções.
Por isso, para que conste, no Jornal da Noite de hoje, da SIC, ao fazer-se o relato de um furto a um supermercado, captado por câmaras de vigilância, a jornalista dizia qualquer coisa como: "os ladrões eram jovens e de raça branca".
Tendo em conta que num outro crime (também filmado por um sistema de videovigilância), um assalto com violência a um restaurante na Ericeira, não se disse qual a raça (nem nacionalidade) dos bandidos, podemos cartesianamente concluir que não seriam brancos. Certo?...

2 comentários:

Nuno Cunha Rolo disse...

Parece que a resposta é errado. Eram brasileiros. Ainda que a raça branca destes não seja uma questão consensual, sobretudo na totalidade dos visados.
NCR

Nuno Santos Silva disse...

Aqui a questão prende-se com o facto de a raça ser indicada apenas quando se tem a certeza que é "branca". Quando "não seja uma questão consensual" omite-se para evitar a promoção do racismo.