quinta-feira, 26 de abril de 2007

A Liberdade na crise da meia idade?

1. Comemorou-se ontem dia 25 de Abril de 2007, o trigésimo aniversario de um momento que viria a concorrer para o estado actual das coisas. O 25 de Abril de 1974 devolveu Portugal ao Mundo e foi momento re-fundador (ou terá sido fundador?) das mais elementares liberdades. Liberdade de expressão, liberdade de comunicação, liberdade de circulação, liberdade de manifestação. Liberdade é liberdade. Liberdade não é livre arbítrio.

2. Ontem, dia 25 de Abril de 2007, um autocarro com marginais foi impedido de entrar na cidade de Lisboa. Os seus ocupantes fazem parte de um grupo organizado de arruaceiros e putativos criminosos denominado super-dragões que desejava assistir a um jogo de hóquei em patins. Parados às portas da cidade, foram obrigados a regressar a casa como se fazia na idade média como bandos de pulhas e desordeiros

3. Ontem, dia 25 de Abril de 2007, um grupo de bandidos pós-modernos recorrendo às novas tecnologias da comunicação decidiu organizar uma marcha Chiado acima com propósitos anti-fascistas. Como de fazia na idade média foram corridos à paulada (hoje bastonada) pelas tropas de choque do principie (hoje a policia de segurança publica).

4. Ontem, dia 25 de Abril de 2007, um deputado da oposição (Paulo Rangel) fazendo-se valer do seu estatuto, gritou bem alto do púlpito parlamentar que Portugal vive tempo de "claustrofobia democrática" e num "ambiente de condicionamento da liberdade".
Hoje, podemos ver nas paginas 2 e 3 do Público o que o príncipe pensa destas palavras. Sócrates e o seu pagem António Costa sorriem perante as palavras de Rangel. É uma foto magnifica, um daqueles registos que faz juz ao chavão que diz valer mais uma imagem do que mil palavras. Sócrates e Costa deixam escapar um ar de desdém, de escárnio, de gozo. Sócrates e Costa mais não representam nessa imagem do que os canalhas, os sacanas, os calhordas que diariamente ajudam a destruir o que de maravilhoso tem uma sociedade demo-liberal.

5. Liberdade é liberdade, liberdade não é livre arbítrio como tão bem ensinou Kant. Liberdade não é livre arbítrio para viajar trezentos quilómetros e ao chegar a outra cidade fazer tudo para alterar a ordem publica. Liberdade não é livre arbítrio para combinar uma desordem violenta em tempo real via sms e destruir tudo à volta. Liberdade não é livre arbítrio para na posse de uma maioria parlamentar concentrar a força policial nas mãos do primeiro ministro, tentar abafar as vozes dissonantes da sociedade civil, e tentar controlar os meios de comunicação social.

6. Portugal enfrenta hoje uma preocupante deriva ilebral sem precedentes na nossa historia recente. A democracia não é fundadora ou garante da liberdade. É sim da liberdade que nasce a democracia. É sim a liberdade que garante a democracia.

7. A liberdade em Portugal não entrou (nem está) na crise da meia idade. A liberdade em Portugal entrou em coma profundo.

8. O regime democrático constitucional erguido após 1975 está em colapso eminente. Só não vê quem não quer.

PSL

Sem comentários: