segunda-feira, 19 de março de 2007

Estupidez. Ou o elogio da ignorância

Não! Peço desculpa; embora o título o possa indiciar este não é um comentário ao Conselho Nacional do CDS/PP. Podia ser. Podia. Mas não é.
A exibição pública da estupidez humana, ignorância, boçalidade e demais resultados da preguiça (que não do ócio) sempre tiveram lugar de algum destaque nas diferentes sociedades. Alias, até a deficiência física e mental foi em tempos motivo de espectáculo (medíocre, é certo). E não apenas nas aldeias perdidas numa longínqua inacessível serrania. Alias, foi na cidade (burgo) que este tipo de demonstrações se tornou popular.
Não espanta por isso que a sociedade em rede (pós-moderna, global ou o palavrão que lhe quiserem esfregar) também faça da ignorância e estupidez humana espectáculo digestivo no grande circo da contemporaneidade: a televisão.
Curiosidade despertada pelo artigo semanal de Eduardo Cintra Torres e confirmada por um zapping que me enviou directamente para umas pernas fabulosas que ocupavam metade do ecrã lá perdi algum do meu tempo a ver a novidade.
E devo dizer que achei alguns episódios do espectáculo burlesco vagamente divertidos. Porque também eu faço parte das massas. Porque qualquer coisa serve de alternativa aos comentários psudo-cientifoco-cirurgicos ao estado da nação “futeboleira” do Rui “o Zorro afinal usava Gel” Santos na SIC noticias. E sobretudo, digamos, vá lá, há ali mulheres que enfim.

PSL

Sem comentários: