sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Luís Filipe Vieira

Assim, sim; magnifica reflexão (link).
É desta massa critica que o Benfica, agora e sempre, precisa. E não de sound bytes que mais parecem disparos de metralhadora acima e abaixo pelos twitteres desse mundo. Muito menos de bloguistas que estão para o Benfica como os abrantes-spin-doctors estão para Sócrates e para o Governo PS
Mas isto, analise critica e assertiva, não é fácil. Desde logo dá trabalho…, mas não só!

7 comentários:

Dores disse...

Os disparos de metralhadora são desabafos de quem vê um grande clube a definhar lentamente, e se sente impotente para fazer algo mais do que abrir alguns olhos.

Na últimos dias fartei-me de "apanhar porrada" por algumas coisas que escrevi, mas ao contrário de quem nos dirige, dou o peito 'as criticas.

Este comentário não quer dizer que não concorde com o que está aqui escrito. O clube definha e a massa critica(*) que é feita está a ir com ele... Não há oposição, não há adeptos. Resignação porque o Glorioso Benfica é apenas uma memória dos mais "velhos".

E aqui entramos numa questão curiosa: Os mais novos estão "habituados" a não sermos o clube dominante no panoramana nacional e os mais velhos consideram LFV como o "salvador" do Benfica e temem em afastá-lo das rédeas do clube.

(*)E contra mim falo, eu que sou do "Benfica Online" como já fui catalogado

Pedro Soares Lourenço disse...

Companheiro:
Começando pelo fim eu não temo rigorosamente nada; mas sei reconhecer a importância de LFV no Benfica. O povo tem memória curta; já ninguém se lembra do clube que devia a todos, não conseguia comprar um jogador, tinha um estádio que era um verdadeiro elefante branco. Não ganhava rigorosamente nada a ninguém.

Houve um ano, já não me recordo qual, que festejei os 30 ou 36 pontos, já não me recordo. Sabes porquê? Parti com a expectativa de não descer de divisão nesse ano…, já ninguém se lembra disto, apesar de ter sido há tão pouco tempo. Por isso sei, sempre saberei reconhecer o trabalho de LFV.
Infelizmente muita coisa tem também corrido mal…, e também sei reconhecer esses erros.

Quando aparecer melhor que LFV, lá estarei a apoiar. Até lá, para ser extremamente sincero, começa a meter-me nojo o auto de fé que se faz nalguns círculos sempre que algo corre mal no Benfica.
Não contem comigo para esses carnavais.

Por isso gostei tanto do post do JG. Aliás, o trabalho que ele faz há anos…, ainda não havia twitter ou FB…, o trabalho que ele faz há anos em prol do nosso Querido Clube é impar.
Um destes dias, um dos nossos amigos dizia no twitter que já tinha sido convidado para escrever em blogues mas não era otário…, não estava para ser insultado, por isso não o fazia. Pois!!!

Se todos nós, em vez de perdermos tanto e tanto tempo a “desabafar”, investíssemos esse tempo como, por exemplo, o JG investe a criticar, a pensar, a concluir…, então talvez a tal alternativa que todos nós ansiamos já tivesse aparecido.
Abç.

Dores disse...

Neste momento não tenho documentos que provem o que vou dizer (mas facilmente os arranjo):

O Benfica nos últimos 9 anos perdeu aproximadamente 90% do seu capital. Foi usado para cobrir prejuízo. E preocupa-me o regresso ao passado com o caminho que estamos a levar...

Sabias que, em época de título, com receitas de bilheteira e quotização quase record, tivemos mesmo assim prejuizo?

O nosso clube não e' sustentável e usamos empréstimos para pagar os anteriores. Onde e' que eu já vi isto neste país?

É impossivel dissociar o estado das finanças com o sucesso desportivo e para mim, inequivocamente, LFV é mais parte do problema do que da solução.

Sobre a ausência de alternativa, falamos na nosso lugar.

Não quero que penses que com a minha argumentação estou a criticar o teu post ou o do JG. Longe disso. Concordo a 100% que a melhor forma de pensar o Benfica é com reflexões calmas, e não a disparar contra tudo o que mexe.

Neste momento,sim, coloco muito coisa em causa no nosso clube, porque vejo um futuro negro caso não faça algo para mudar o rumo. Não te iludas amigo, o ano passado foi a excepção 'a regra.

Pedro Soares Lourenço disse...

Sim, o endividamento é um problema, grave.
Sabias que a PT deve cerca de cinco vezes mais do que a sua capitalização bolsista – estamos a falar de um monstro, ok!
Sabias que a BRISA deve cerca de três vezes a sua capitalização bolsista? Sabias que o BCP anda por valores idênticos?
E Portugal, quanto deve?

Se deves cem mil, tu tens um problema, se deves cem milhões as instituições de crédito que to fiaram têm um problema.

Não quero com isto dizer que o problema do endividamento é algo menor mas…, se até a PT com a venda da VIVO vai remunerar extraordinariamente os seus accionistas em vez de abater a sua divida porque não podemos nós continuar a endividarmo-nos?

Sim, eu sei, obviamente isto a longo prazo vai correr mal – com a actual crise financeira provavelmente será a médio prazo. Para as empresas do PSI 20, para o país para o Benfica. De todos estes, obviamente, estou mais preocupado com o Benfica, eheh.

Dores disse...

Há um cordão umbilical que liga o país ao Benfica e o Benfica a cada português. Todos partilham do mesmo problema. Excesso de endividamento.

Todos somos Benfica.

Grande abraço :)

Águia Preocupada disse...

"Quando aparecer melhor que LFV, lá estarei a apoiar!"

E como é que sabe se é melhor, se nem sequer dão oportunidade a ninguém?
Todos tem defeitos! Todos são oportunistas! Todos são abutres! Todos são pagagaios! Todos querem o poleiro!...
Só Vieira merece ser o dono do clube!
Continuem assim, que qualquer dia nem poeira há!
Por mim, até seria óptimo! O dinheiro que gasto com o clube, dava-me para outras coisas que que me dariam muito prazer!

Dylan disse...

Criticar por criticar, é fácil. É pena que muitos não reconheçam o esforço desta Direcção e de outras que acompanharam o actual presidente do Benfica. Hoje, não sei se haveria Benfica...