quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

N MÚSICAS XLVIII



Há um nome na chamada música pop, ligeira para alguns, que me tem surpreendido pela positiva. Comcecei por Umbrella, visto por acaso na MTV, depois quis saber quem cantava aquela música com uma voz tão poderosa e colocada. Perdi a legenda e fui à minha vida. Mais tarde, voltei a ouvir a música e o ritmo era de facto atraente. Ouvi na rádio também por mero acaso, visto que a rádio que oiço não 'gira' música deste género. Mas estava no destino. Aquela música tinha qualquer coisa que prendia-me a atenção. A mim e a uma criança de 5 anos, tornando-se na música de canto e dança nas viagens de carro. Nem queiram olhar, se nos encontrarem...

Ainda assim pensei, preso aos piores preconceitos, é «one hit sound» e de Rihanna só mesmo aquela música e a sua beleza. A história poderia terminar aqui, mas este fim-de-semana fui à FNAC e, toma!, lá estava o CD da Rihanna em escuta. Ainda hesitei, as précompreensões pejorativas são lixadas, mas arrisquei, como gosto de fazer na música, provavelmente não tanto em outras coisas. E ouvi o último álbum "Good Girl Gone Bad". Ena, boa surpresa. Separei-a imediatamente das Britney, Shakiras, Beyoncés e companhia, embora pareça estar dentro do género. Esta menina nascida no Mar das Caraíbas (depois de sabermos, parece elementar, não é?) de nome Robyn Rihanna Fenty (com apenas 19 aninhos!), poderá ser, com juízo e trabalho, a Madonna dos seus fãs. E parece que ela tem juízo sim, isto a atentarmos à sua performance musical... e física!

Isto não é nenhuma apologia de Rihanna, não sou fã, não conheço as músicas todas dela e há algumas que já ouvi e que seria incapaz de ouvir duas vezes. Acresce que a música é como a água do rio de Heraclito. Mas, para mim, e neste momento, chega-me o prazer de ouvir a sensualíssima voz grave (como eu gosto), a excelente produção musical e a interpretação natural que esta beleza americana é capaz de oferecer, sobretudo enquanto faço jogging e danço com uma criança de 5 anos. Ora vejam...a Rihanna:

"Shut up and drive"


Bónus: "Umbrella"

1 comentário:

Pedro Soares Lourenço disse...

Uhhh…, nesta idade…., e depois de ver estes vídeos…, acho que temos um pedo-melómano entre nós, eheheheh. Que bom!!!