sábado, 9 de fevereiro de 2008

Poderá uma fotografia mudar o fado de um desporto?

Hoje, neste post, apetece-me dizer uma verdades inconvenientes. Vamos por pontos, talvez seja mais agradável:

1. Quantas vezes na vida nos arrepiamos com a capa de um jornal?
2. Desde sempre, hoje, pela primeira vez, um jornal de referência ocupa quase toda a largura da sua primeira pagina com a foto de um desporto de ondas.
3. E surpreendentemente, ou nem tanto, o desporto em causa não é o surf - ao qual chamam o desporto Rei das ondas, mas sim o bodyboard.
4. Aqui há uns dias, Tiago Pires, surfista que pela primeira vez levará este ano as cores de Portugal ao Olimpo da modalidade, disputando durante um ano o titulo mundial, disse ao jornal a A Bola - cito de memória - que o bodyboard estava em queda e que os seus praticantes davam um ar de patinhos devido ao uso de barbatanas.
5. Na altura estas palavras patéticas não me caíram nem bem nem mal, caíram sim em saco roto. Mas, se ontem foi dia de dar os parabéns aos protagonistas da foto que irá correr mundo, hoje é dia de puxar pelos galões
6. De facto, o surf é o deporto Rei da ondas mas não em Portugal. Porquê? Desde logo porque ao nível competitivo nunca nenhum português venceu nada de verdadeiramente relevante nessa modalidade. Ao invés, o bodyboard carrega um passado e um presente de gloriosas conquistas europeias e mundiais por este pobre país ignoradas.
7. Poderia também argumentar com a subjectividade do arrojo e da audácia. Quem gosta de ondas sabe que têm sido os bodyboarders e não os surfistas a sulcar os mares nunca navegados dos desportos de ondas. Se me permitem, pouparei nois exemplos.


8. Em Portugal, do que os surfistas se podem verdadeiramente gabar é da cagança e da inveja. As duas combinadas levam até os mais avisados, como Tiago Pires, a não perderem uma oportunidade de tentar achincalhar os bodyboarders, seus companheiros de fortuna no deslize pela superfície da cor do céu (obrigado NCR).
9. Curiosamente, ou talvez não, o reconhecimento pela audácia de uma organização, pela coragem de um atleta e pela perspicácia de um fotografo vem de fora. Passe a redundância, é um habitual lugar comum.
10. De facto, foi preciso um prémio na área da comunicação social e da imagem com uma relevância mundial enorme - não se olvide, a foto em causa irá correr mundo e ser vista por milhões de pessoas - para que os desportos de ondas, no caso o bodyboard, rompessem em definitivo a barreira que existe entre país real e país publicado.
11. Como disse, é tempo pois de puxar pelos galões. É uma organização portuguesa, é um destemido jovem atleta português, é um fotografo português amante do mar e é, ele mesmo, o mar português, sem o qual nada disto existiria. Estas as quatro traves que emolduram a fotografia premiada.
12. Respeitinho é muito bonito e eu gosto, seus "bicudos". Da próxima vez que passe pela tola de um "sempre em pé" - seja ele "prózinho" ou paparuco - faltar ao respeito a um "sapo" era bom que o pequeno cérebro do artista soubesse sequer que existe mundo para além do seu "aquário".
13. Levará o seu tempo, como tudo na vida, mas saiba o bodyboard português apanhar o "swell" poderoso que se levantará com esta simples imagem descolorida.

6 comentários:

manuel castro disse...

Pedro, já li várias coisas sobre este assunto, entre os quais insultos absurdos, mas apenas te respondo a ti directamente porque há já algum tempo que vos conheço - desde os primórdios da blogosfera quase, com o nosso Pastelinho - e ficou desiludido por te ver escrever uma coisa que teria com certeza um fundo de razão se partisse de um pressuposto verdadeiro - que o Saca disse aquilo que disse. Admira-me como as pessoas acreditam em tudo o que lhe és impigido! Ora bem, conhecendo eu bem o Tiago e a família dele, posso-te dizer que eles foram os primeiros a ficar chocados e tristes com grande parte do que veio escrito nesse "artigo" no jornal A Bola. Inverdades, imprecisões, incompetências, chama-lhe o que quiseres, mas a verdade é que aqui ninguém acreditou naquilo. E por "ninguém", falo-te também dos bodyboarders da Ericeira, que são os primeiros a saber que o Saca nunca, repito, nunca, diria uma coisa daquelas naqueles termos. Um abraço, Manel.

Pedro Soares Lourenço disse...

Caro Manel, gosto em ver-te por aqui. Que saudades do Pastelinho. Passados (quase?) quatro anos ainda andamos por aqui o que só pode ser um excelente sinal.
Agradeço as tuas palavras. Eu não conheço o Tiago. Se dizes que ele nunca diria "uma coisa daquelas naqueles termos" fico mais sossegado.
Mas este meu texto tenta ir um pouco mais além. O bodyboard nacional merece, no mínimo, uma pitada de mais respeito e admiração. Assim saibam também os bodyboarders ocupar o seu lugar nessa esfera.
Grande abraço.

Botas disse...

Desculpa Pedro, mas e' preciso ser um pouco ingenuo no minimo para, nos dias que correm, acreditar no que se le num jornal, e para mais num jornal desportivo, e em funcao disso crucificar imediatamente uma pessoa da maneira que o fizeste.
Tens toda a razao quando dizes que o Surf portugues ainda nao obteve os resultados competitivos internacionais que se comparem aos do Bodyboard. Mesmo como surfista, sempre me "irritou" o facto de os feitos dos bodyboarders portugueses nunca terem tido o devido destaque na midia, desde os tempos do Goncalo Faria a fazer finais em Pipeline, etc. Mas infelizmente no nosso pais so' ha' espaco para o futebol e de vez em quando um pouco dos outros desportos, mas so para encher espacos em jornais ou telejornais... Ultimamante o surf tem sido o escolhido para isso...
Outro ponto que queria comentar e' o facto de a foto ter sido escolhida pela Qualidade
Artistica e nao porque e' um bodyboarder que la aparece. Tenho a certeza que exactamente a mesma foto mas tirada a um surfista, um kite-surfer ou a um skimboarder, etc, ganharia o premio na mesma. Nao devemos aproveitar isto para nos pormos pr'aqui com grandes teorias de surf vs bodyboard, nao faz muito sentido na minha opiniao...

Boas

botasdagua.blogspot.com

(desculpa pela falta de acentos etc, mas tou a usar um teclado "estrangeiro)

Pedro Soares Lourenço disse...

Caro Botas. Duas notas: tiremos então os meus pregos ingénuos da cruz do Saca. Em segundo, tens razão quando dizes que a foto foi escolhida por critérios técnicos. Por acaso está lá um bodyboarder. Mas neste caso a sorte deu um trabalho do caraças a todos os envolvidos naquele fragmento de tempo para sempre imortalizado.
De resto discordo de todo da parte final do teu comentário. Acho que esta foto, este prémio, deverão servir de alavanca ao levantar do chão do bodyboard português. É só isso.
Abraço e boas ondas

Botas disse...

Oi Pedro,
nunca disse que essa foto foi um acaso da Sorte... sei muito bem o trabalho que da' a um fotografo obter um foto desse nivel! E' tudo menos sorte.
Segundo, o que e' que a rivalidade absurda entre Surf e BB tem a ver com a foto poder vir a "servir de alavanca para levanter do chao o BB portugues"?!?! Nao percebi... Para o BB subir o surf tem que baixar?!

Abraco,
botas

(por favor entende a minha resposta como uma discussao saudavel...)

andré disse...

só tenho uma coisa a dizer: merda de post, merda de opinião.

o tiago disse isso? e daí? e quando tás dentro de água e tamos lá todos a fazer o mesmo? bb e surfistas? isso é que interessa, pá, não é o que o tiago disse à bola.

o que interessa é respeitar-mo-nos quando estamos lá dentro, dizer olá quando se chega, dividir ondas, fazer bb ca prancha dos amigos, e eles fazerem surf com a nossa, divertir-mo-nos, porque tar dentro de água é que conta, seja com tábua de surf, seja com de bb, e no fim irmos todos beber umas jolas.

caralho para estas disputas de praça.