quinta-feira, 23 de agosto de 2007

N DIAGONAIS XIV

Há muito que não perco As Cartas ao Director no Público. Combate-me a ignorância, exercita-me os músculos faciais, descontrai-me o córtex e são, no Verão, invariavelmente imperdíveis, colocando a Opinião na estratosfera do cinzentismo e da pasmaceira... Se cedem ao preconceito e resistem à indiferença elitista, há muito que não sabem o que perdem. Qual Vital, qual Pacheco, porque antes de ler as eminências, há que ler primeiro, e cada vez mais, os pardos!
Ora puxem da bendita, amassem-na bem, saquem do rastilho e acendam a jarda. Ah, e ponham o lenço na cabeça, pois ninguém quererá com certeza passar pelo Noddy. O que não se compreende é não se aproveitar o atilho para os cereais extraterrestres com zigoto adulterado!

«O Spa do Imperador

Alertado por um amigo, fui ver o que era essa versão das "Ecotopias" que levantou poeira em Alzejur e andou a destruir milho transgénico.
Alto lá. Pára tudo! Estas "Ecotopias" não têm nada a ver com as minhas - como poderão perceber depois de ler o mesmo.Alertado por um amigo, fui ver o que era essa versão das "Ecotopias" que levantou poeira em Alzejur e andou a destruir milho transgénico.
Alto lá. Pára tudo! Estas "Ecotopias" não têm nada a ver com as minhas - como poderão perceber depois de ler o mesmo.
Com recurso ao site dos gadelhas, percebi melhor o que são e o que querem. Dizem eles: "O Ecotopias é um acampamento anual de activistas de toda a Europa e um encontro aberto a todas as pessoas interessadas em questões ambientais e de justiça social."; ou seja, um ajuntamento de malta fixe, que curte a Natureza, mas não está para se dar ao trabalho de a estudar. Do tipo: "Vem daí, vai ser bué fixe. Depois da praia e duns charrinhos, vamos dar cabo do ganha-pão de um homem." Afirmam ainda no site: "O Ecotopia é um local de aprendizagem, partilha de experiências e difusão de informação sobre questões ambientais, sociais e políticas"; e eu fartei-me de ver especialistas de sólida formação científica e técnica a explicar, e provar, que a maçaroca do senhor estava possuída pelo diabo. Salvo seja, a maçaroca! (...)
A minha opinião sobre estes imbecis é que são uns verdadeiros... imbecis. É por causa de trupes de saltimbancos como estes que a Ecologia e as Questões Ambientais não são levadas a sério por muita gente. Aquela cena toda dá vontade de comer pipocas transgénicas. Será que já vêm em forma de pequeno cogumelo alucinatório geneticamente modificado? Assim, a malta já curtia, não era?
Podiam ter ido limpar a praia, podiam ter ficado no acampamento a fumar umas belas ganzas e ouvir Da Weasel ao pôr-do-sol. Mas não. Tinham de ir destruir propriedade privada numa acção tão disparatada socialmente como cientificamente. As plantinhas até estavam a absorver CO2 da atmosfera, seus idiotas!
Se têm dúvidas sobre as actuais leis de modificação genética de legumes e afins - o que até pode ser uma solução para a fome mundial -, vão para a Universidade e estudem melhores formas de agir. É lá que estão os verdadeiros ecologistas, é nos cursos de ciências que melhor se pode servir o Planeta. As minhas Ecotopias são destas, seus cabeludos, não dêem má fama ao título.

André Barreiros
Jornalista e autor do livro Ecotopias

As cartas destinadas a esta secção devem indicar o nome e a morada do autor, bem como um número telefónico de contacto. Email: cartasdirector@publico.pt »

Jornal Público, Hoje

1 comentário:

Tárique disse...

Gualter Baptista é engenheiro agrónomo há meia década. Esteve na santa Universidade a "estudar melhores formas de agir" e agora põe-nas em prática.

A referência à banda que faz a música para os anúncios da McDonalds também está deliciosa.

" ... vão para a Universidade e estudem melhores formas de agir. É lá que estão os verdadeiros ecologistas, é nos cursos de ciências que melhor se pode servir o Planeta. ... "