quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Efervescências (V) - o Papa belhelhas e o herói sem honra

Acabo de ver Pinto da Costa, no único canal de televisão em português minimamente suportável. Está velho. Caquéctico. Baralha-se, engana-se, solta perdigotos e parece não saber cuspir pois quase se baba. Há velhice mais digna. Mas é verão e tudo serve para "encher" chouriços. Filipe Vieira parece ter razão. O morto estrebucha. Mas ainda assim faz algum ruído. Só isso. Ruído.
Enganei-me. Queria desligar o aparelho e mudo para a RTP 1. A tal do serviço publico. Eu gosto muito de toiros. A serio. Adoro toiros. Mas ver o Bastinhas ao pulos em cima do cavalo enfurece-me. A seguir vem um pobre campino com coragem de Cruzado pegar o boi pelos cornos; literalmente. Aleija-se num olho à primeira. Mas a coragem vence o medo e volta a atirar-se ao focinho do animal. Palminhas…, palminhas da casa cheia. A mesma que se ri com as chocas indignas que levam o verdadeiro herói da festa, o toiro, cambaleante para os curros.
É este o meu país. Aquele onde a gloria é dos vilãos e os heróis vão morrer longe, sem dignidade. Ao povo cabe o papel de bobo.
Dizem-me que Roma também caiu assim.

3 comentários:

JRP disse...

"Acabo de ver Pinto da Costa, no único canal de televisão em português minimamente suportável. Está velho. Caquéctico. Baralha-se, engana-se, solta perdigotos e parece não saber cuspir pois quase se baba. Há velhice mais digna. Mas é verão e tudo serve para "encher" chouriços. Filipe Vieira parece ter razão. O morto estrebucha. Mas ainda assim faz algum ruído. Só isso. Ruído."

O morto é bicampeão nacional e nos últimos cinco anos ganhou 4 campeonatos, uma liga dos campeões, uma taça uefa, duas taças de portugal, quatro supertaças e ganhou a taça intercontinental.
É ruído, sem dúvida. Para alguns, ensurdecedor.
Têm de aguentar...

Pedro Soares Lourenço disse...

É um facto. Mas se o objectivo é comparar o palmarés então sugiro alguns comprimidos para a amnésia. A história da bola é centenária caro amigo. Volte sempre e viva o Benfica!!!

JRP disse...

Não estou a comparar palmarés. Estou simplesmente a tentar mostrar que, para morto, o homem mexe muito.
Estrebuchar dizem uns...
Parece dor de cotovelo.

Mas deixe-me que lhe diga que apenas tenho 32 anos. Como tal, do que me é humanamente possível recordar, o palmarés do clube do morto é superior a léguas a qualquer outro nacional.

E, ainda assim, se quiser recuar à centena de anos como indica, recordo-lhe que em território nacional o clube dirigido pelo ex-presidente do Alverca pode ter mais títulos, ninguém o duvida, vencidos na sua maioria no tempo em que era tudo transparente... no antigo regime fascista.

De qualquer forma, por muitos anos que some a esse currículo, internacionalmente o clube do "homem que se baba e solta perdigotos" é o que tem maior currículo internacional.
Para que não precise de comprimidos para a amnésia:

- 2 taças dos campeões (1987+2004)
- 1 taça UEFA (2003)
- 2 taças intercontinentais (1987+2004)
- 1 supertaça europeia (1987)

Já agora, tudo ganho com um timoneiro que "parece não saber cuspir pois quase se baba".