quarta-feira, 11 de julho de 2007

Campo Contra Campo (LXXX)

Se todas as silly seasons cinematográficas fossem assim…

Shrek o Terceiro, ***
Ele voltou em grande forma. Depois de uma entrada em cena com a suavidade de um elefante numa loja de porcelanas e de um regresso bem mais comedido, o fedorento Ogre está de volta em grande estilo e cada vez mais bem acompanhado. Nesta terceira aventura, o argumento acompanha o evoluir da técnica apesar da patente dificuldade em manter em alta a comicidade (palavra gira, esta, fez-me lembrar Lisboa…, adiante). Há momentos inesquecíveis (a sequência do pesadelo de Shrek!) onde é manifesta a dificuldade de conter as lágrimas de tanto rir. A grandiosidade da cena final também é digna de figurar nos anais de um bom musical. Divirtam-se

Transformers, ****
Ouviram por ai falar em divertimento? Estão com vontade de passar cerca de duas horas e meia em catarse torcidos numa poltrona de cinema? Transformers não só é fa-bu-lo-so como é um grande, grande filme. Espantados? Também eu fiquei. E muito.
Quando pensava “eu-não-quero-acreditar-que-estou-aqui-a-ver-isto-mas-estou-a-divertir-me-à-grande-e-à-francesa” compreendo que estou a assistir a um sampling cinematográfico feito de copia-remistura-cola de parte da história recente da sétima arte. Lá, encontramos grandes monumentos: ET, Encontros Imediatos do Terceiro Grau, Salteadores da Arca Perdida, Regresso ao Futuro; mas também encontramos obras menores como The Fast and the Furios e o eterno ambiente idiota de filma juvenil. Explosivo. Em suma, uma delícia onde a cereja em cima do bolo se chama Shia LaBeouf – já lhe chamam (com inteira razão) o novo di Caprio. Sigam o cherne. De perto.
Viva Mann. Viva Spielberg. Vivam!
[Gonçalo, se estiveres a ler este post, belisca-me para ver se eu acordo, tá?]

Adenda: dito isto, juro, mas juro mesmo, que só li este (link) excelente post Domingos Miguel depois de ter postado o meu. Nos de-lírios gostamos sempre de estar acompanhados.

PSL

Sem comentários: