sexta-feira, 15 de junho de 2012

SAL - Surf At Lisbon Film Fest (III)

“A Depper Shade of Blue”, *****

Não poupemos nas palavras: a abertura do primeiro Festival de Cinema em Lisboa foi inesquecível. Inesquecível? Por onde começo e onde acabo para justificar isto?

Vou tentar ser breve. Inesquecível porque estamos no São Jorge com a presença de Jack Mccoy, realizador do filme que abriu o Festival e lenda viva dos filmes de surf. Inesquecível porque este homem chorava com a salva de palmas que recebeu antes e depois da exibição desta sua obra-prima, não se cansando de elogiar aquela, nossa, lindíssima Sala.

Inesquecível porque o filme de Mccoy conduz-nos por uma viagem desconstruída pela historia dos desportos de ondas…, guiados pelas pranchas, pelos filmes, pelos homens, pelas mulheres que escreveram e escrevem paginas de gloria salgada.

Inesquecível – não sei se já disse que a Sala, principal, do São Jorge estava à pinha – porque todas aquelas almas, sedentas de Cultura de Oceano, vibraram em uníssono e intensamente com qualquer umas das frames que fizeram a noite de ontem…, um espectáculo catártico que poucos, ou nenhuns mesmo, tinham presenciado numa sala de cinema.

Chega? Talvez não. É apenas o que sei dizer de uma noite inesquecível.

Sem comentários: