terça-feira, 28 de julho de 2009

Obrigado amiguinhos do Estado

A partir da próxima semana começam a ser depositados mais um milhão de metros cúbicos de areia nas praias da Costa de Caparica e de São João da Caparica. Esta será a terceira fase do enchimento das praias da Costa. Para o ano haverá uma quarta. A notícia do Público não refere mas o custo total da “brincadeira” ascenderá a vinte e dois milhões de euros (eu repito: 22.000.000 €).
Entretanto o Programa Polis da Caparica orgulha-se (via cartazes espalhados pelas imediações) de ter conseguido fazer um jardim e duas dúzias de apoios (abarracados) de praia. Esquecem-se, claro, de referir que tais patéticas obras demoraram pelo menos oito (8!?) anos a efectuar tendo ajudado a destruir o pouco que restava da duna na vila, estando esta agora reduzida a um horroroso monte de entulho.

Quem frequenta todo o ano a Costa da Caparica sabe bem (não precisando para tal de ter qualquer formação em engenharia ou ordenamento do território) que os enchimentos – do enchimento do ano passado restava nesta primavera cerca de 20 a 30 por cento da areia – e as obras do Polis são pura e simples destruição de dinheiro e, bem pior do que isso, destruição desse bem público inestimável que se chama Costa (Costa, costa e não apenas Costa da Caparica).
Já o disse e repito as vezes que forem necessárias: todo o espaço que medeia entre o mar e a falésia pertence ao primeiro; e será por ele reclamado mais tarde ou mais cedo. A nós humanos idiotas só resta uma coisa, despovoar.

Enquanto isso, gente inteligente como os caçadores de ondas, vão rindo e gozando; divertindo-se durante meses com os parques de diversão, caríssimos é certo, que anualmente nos oferecem. Obrigado amiguinhos.

2 comentários:

Carlos Sério disse...

Alteraram inconscientemente a geografia da Costa o que originou novas correntes responsáveis pelas alterações costeiras.É deitar dinheiro à rua colocar areia em sítios com novas correntes que naturalmente as deslocam no próximo inverno. Entretanto alguem ganhou com a operação.

Pedro Soares Lourenço disse...

É claro Ruy, alguem ganhou.
Aliás há sempre alguem a ganhar com as decisões públicas. É precisamenste essa a questão a fazer quando vimos tanta parvoice junta; quando vimos este verdadeiro jogo de soma negativa, em que "um" ganha para todos os outros perderem - parece o euromilões não é?. E é mesmo!
Cumprimentos.