segunda-feira, 10 de julho de 2006

Proposta para um melhor Mundial

Os maiores protagonistas deste Mundial, ao contrário do que é costume, não foram os jogadores (nem uma mão de Deus, nem estrelas caíram naquele céu rectangular), não foram os espectadores (até os hooligans deixaram de o ser) e muito menos os patrocinadores (apesar de duvidar que quem coma MacDonalds, beba Coca-Cola e se enfrasque em Budweiser - todas marcas patrocinadoras do Mundial - consiga vencer algum jogo). Os maiores protagonistas deste Mundial foram os árbitros. Se mais fosse suficiente, tenham o trabalho de contar o número de jogos que foi resolvido por (grandes) penalidades com causa legítima inexistente. Por isso acho que, mais tarde ou mais cedo, o recurso excepcional a um sistema de controlo do jogo por video será uma inevitabilidade.
Assim, e desde já, aqui fica esta proposta, com a mais breve aplicabilidade possível. Tenha-se essa coragem e combata-se os puristas do futebol, pois entre a puridade das regras e a justiça do jogo, quando colidam, lamento desiludir, mas prefiro a última. Até porque, se a espectacularidade no futebol esvai-se como água na boca, como se viu, perder por perder, que perca a equipa que não conseguiu marcar golos suficientes para ganhar.

NCR

1 comentário:

Pedro Soares Lourenço disse...

Se tivesses um pouco mais atento ao futebol de cá verias que o problema, de há muitos anos, alias, é o mesmo! Temo mesmo que enquanto o juiz da partida for um humano o problema não tem solução. No entanto, concordo que a introdução de alguns meios tecnológicos dariam muito jeito...