segunda-feira, 17 de julho de 2006

Campo Contra Campo (LIII)

As Filhas do Botânico, ***

Les Filles du Botaniste é uma co-produção Francesa e Canadiana em exibição, quase despercebida, no King.
Ignorado olimpicamente pela nossa comunicação social o filme narra uma historia de amor entre duas sensuais chinesas, tendo como pano de fundo a China socialista fortemente opressora dos anos 80 do século passado.

Como historia de amor (proibido!) homossexual o filme é um pouco “mais do mesmo”; paixão, medo, renuncia, ciúme, ódio e morte – ...onde é que eu já vi isto?
Uma espécie de “Brokeback Mountain” onde a carneirada é substituída por um grandioso e belo jardim apaparicado pelo Pai de uma das meninas, os cowboys por aprendizes de botânicas, as cowboiadas por sensuais caricias e as montanhas da América pelas enigmáticas e esverdeadas paisagens Chinesas.
Onde o filme se destaca – de forma a merecer o seu visionamento, é na câmara do realizador Dai Sijie. Com uma fotografia impar, por momentos, As Filhas do Botânico ameaça ser um grandioso fresco.

Não chega ao Olimpo, mas ficam na memória alguns travelings provocadores, quadros soberbos a 70mm (tanto os mais espectaculares exteriores, como cenas mais initimistas) tudo acompanhado por uma excelente banda sonora que confere um perfume (ainda mais) exótico aos 105 minutos de película.
Nada mais.As Filhas do Botânico é um filme bonito, o que já não é pouco.

PSL

1 comentário:

Unknown disse...

Se valer tanto a pena quanto o Brokeback Mountain vou adorar....

Afinal.. uma história de Amor.. é sempre uma história de Amor..

:)

Beijocasss***