terça-feira, 25 de julho de 2006

Meninos betinhos do coro

No meu tempo não era assim…
No fim-de-semana passado realizou-se uma das maiores concentrações de motociclistas da Europa, em Faro. Foi a vigésima quinta edição.
Segundo notícia do público de ontem (link, apenas disponível para assinantes) a GNR “registou apenas dois casos por excesso de álcool no sangue”. Segundo o mesmo jornal: “Na operação policial realizada na noite de sábado, com o envolvimento de radares para controlo de velocidade, as autoridades não registaram casos de excesso de velocidade que envolvessem motociclistas.” Dizia ainda o público que este ano não se registaram acidentes mortais relacionados com a festa de Faro.
Ainda assim, não satisfeita com o comportamento exemplar de tais utentes da via pública, as forças ditas da ordem cercaram no domingo à tarde a capital – desde logo porque será que não tiveram o mesmo comportamento noutras cidades do pais? – numa clara demonstração de incapacidade para lidar com fenómenos como a fuga ao pagamento do imposto municipal de circulação por parte dos motociclistas.
Como sempre nestes caso é muito mais fácil reprimir, ainda que pagando umas horas extraordinárias aos policias, do que repensar porque será que os motociclistas fogem ao pagamento desse imposto.

Mas a nota de maior destaque…, é mesmo o comportamento betinho dos motard´s.
Fui muitas vezes a Faro para a concentração. Mas nesse tempo aquilo era um verdadeiro “FaroWest”. Um fim-de-semana de libertação total onde o que mais gozo me dava, para alem de beber uns copos valentes com os amigo, era poder circular, por minha conta e risco, sem capacete por onde quisesse! Pelo menos durante breves horas havia esse sentimento único que é rolar de mota numa noite quente com os cabelos ao vento…
Era um prazer único.
Hoje, a acreditar nas notícias, os motociclistas que se deslocam a Faro normalizaram de vez, como a fruta e outros produtos (alimentares) provenientes da união Europeia.
De uma ou outra forma, até os motociclistas domesticaram quais meninos betinhos do coro.

PSL

3 comentários:

ALG disse...

Posso garantir-te que não foram assim tão betinhos, mas tb não são seguramente os piores utentes das nossas estradas, com alguns querem fazer crer!
Faro tem um pouco de tudo, por isso mesmo é um grande espectáculo!
Um abraço

Unknown disse...

AHAHAHAHAH

Bem... menino Pedro.. prá próxima venha ca a baixo ver isto... que foi a loucura total!

Os numeros são excelentes... tendo em conta os 40.000 visitantes da Concentração motard (entre motociclistas e visitantes pedestres).
Admito que nos ultimos 3 anos a segurança tem sido muito apertada, a fiscalização tem sido uma constante (as vezes até exagerada) mas a verdade é que os resultados vêm-se... e não só para quem vê uma notícia num jornal ou nas noticias, mas também para quem presencia um evento deste tipo e se depara com uma organização cada vez melhor...
25 anos não são 25 dias e estes "meninos do coro" têm muito a ensinar a muitos betinhos por aí... já tenho ido a Festivais famosos que não chegam aos pés destes Senhores.

PS.- Se não vieres pró ano.. Grrrr

indigente andrajoso disse...

bem...

betisses á parte... parece-me que é preferivel calmaria na estrada e descontrole no recinto... sempre se vive mais...