sábado, 8 de maio de 2010

Campo Contra Campo (CXLIX)

9, *****

Tenho de agradecer a São Pedro o dia invernoso de hoje. Graças à carga de água, optei por regressar ao cinema para ver o assombroso 9 (não confundir com o musical “Nine”).

9 é uma animação estreada em Setembro de 2009, realizada por Shane Acker, co-produzida por Tim Burton e Timur Bekmambetov, e baseada na curta com o mesmo nome nomeada para o Óscar de melhor curta de animação de 2005.
Plasticamente perfeito e com um argumento emocionante, 9 faz-nos viajar por um mundo apocalíptico à beira da extinção e profundamente desalmado (a expressão faz aqui todo o sentido).

Certo. Estamos aqui muito mais perto dos exterminadores, aliens e predadores do que dos Feiticeiros de Oz. Não admira pois que o deslumbrante Somewhere over the Rainbow seja abruptamente interrompido por mais e mais ódio.

Obviamente, esta não é uma animação para crianças e, desconfio, para certos adultos muito menos. Enfm…, obra-prima extraordinária que me fez fazer as pazes com Burton e o seu riquíssimo imaginário, após o desastrado e destrambelhado “Alice in Wonderland” (**).

Sem comentários: