domingo, 1 de março de 2009

Igualdade de Oportunidades?

«Os cursos com médias mais altas, como Medicina, são tendencialmente preenchidos por alunos de famílias com mais recursos, revela um estudo na Universidade de Lisboa, que conclui que o acesso ao ensino superior não é “apenas uma questão de mérito”». (Público)
Não é propriamente uma novidade esta notícia que nos é dada pelo Público. A realidade no acesso à Universidade emula outras realidades: o acesso às melhores profissões depende em larga medida da origem social dos candidatos.
Quase 200 anos após a revolução liberal, quase 100 anos após a implantação da República, mais de 30 anos após Abril, o nascimento continua a ser determinante para o futuro dos portugueses.

2 comentários:

AnaLu disse...

E há mais. Quando terminam os cursos, os meninos de medicina, têm direito a cerminónias com pompa e circunstância onde se entregam os diplomas e às quais comparecem personalidades como o presidente da câmara, alguns ministros e o presidente da república. Haverá alguma razão que explique esta desigualdade de tratamento que não seja a enunciada na notícia do público? É que eu não conheço mais nenhum curso no país onde isto aconteça. São este tipo de coisas que nos fazem permanecer pequeninos, pequeninos e dizem muito de nós enquanto povo.

Renato_Seara disse...

Mas esse estudo esquece uma coisa...e que 80% desses alunos entram de forma fraudulenta nas universidades e digo isto porque sei bem qual a realidade de colegios particulares!!De resto 100% de acrodo com o post!