domingo, 22 de março de 2009

O Sporting, sportinguização e arbitragem

O Benfica ontem jogou pouco, mas foi o suficiente para ganhar a um Sporting que desde há 30 anos vem sofrendo de uma doença degenerativa: a sportinguização.
Uma pessoa, um clube, uma empresa, um partido ou um país, sportinguiza-se quando passa a contentar-se com vitórias morais e a não se lamentar com as sucessivas derrotas que vai acumulando.
Foi assim com a humilhação histórica sofrida aos pés do Bayern, que nem sequer está a jogar nada de especial: o Sporting nem sequer foi a jogo e acabou com 12 golos (!) no saco.
Mas o Sporting pode levar abadas de todos os clubes menos de um: o Benfica.
Assim, aproveitando o facto de o árbitro ter sido iludido pelo movimento do ombro de Pedro Silva e assinalado o penalty que repôs justiça no marcador, o Sporting e o núncio do BES, Soares Franco, vieram dizer o que Maomé não disse do toucinho.
Como de costume, os media - por natureza anti-benfiquistas - cavalgaram a onda como não fizeram no penalty fantasma assinalado contra o Benfica nas Antas (aquele mergulho de Lizandro...), como não têm feito nos sucessivos penalties duvidosos que em 2009 têm levado o FC Porto ao colo, como não têm feito nestes 20 anos de papado do filho de árbitro Pinto da Costa.
A arbitragem portuguesa é má? Não tenho dúvidas. A generalidade dos árbitros portugueses é corrupta? A minha convicção é a da generalidade dos portugueses que gostam de futebol e dos estrangeiros que seguem atentos o futebol português...
Não tenho dúvidas que os "responsáveis" do Sporting aproveitarão este jogo para expiar as suas culpas.
Mas também não tenho dúvidas que o Benfica foi um justo vencedor da Taça da Liga.
Viva o Benfica!

1 comentário:

Anónimo disse...

Em que sítio cortas o cabelo?