segunda-feira, 27 de junho de 2011

A queda do River Plate

Em Portugal e na Europa não tenho simpatias, dignas desse nome, por outro clube que não o nosso Querido Sport Lisboa e Benfica.

Já no resto do mundo, consigo encontrar, pelo menos, três clubes com que simpatizo: Flamengo, Boca Juniors e Gold Coast United. Se a minha simpatia por este ultimo não é fácil de explicar e de entender – é um clube com menos de dez anos de Queensland, Austrália – a simpatia pelos demais é simples: são gigantes do futebol mundial – estima-se que o Flamengo tenha quarenta milhões de adeptos apenas no Brasil – que partilham com o Benfica valores idênticos: Vitória, Povo, Mística, Povo, Historia, Povo!

Um benfiquista nunca pode simpatizar com o River Plate. Nunca. Porque tal simpatia é um contra-censo, não faz sentido; é mesmo um antagonismo. Quem conhece um pouco da sua historia sabe que os valores do River – independentemente das suas conquistas – são os valores de outros que não o Benfica. É ignorante aquele – e daqui coloco de parte, naturalmente, a minha família de Buenos Aires que lá terá as suas particulares razões para, apesar de ser benfiquista ser também adepta dos millionários – que sendo benfiquista é ao mesmo tempo simpatizante do River. O que não é, obviamente, mau em si mesmo. Eu também não percebo rigorosamente nada de física nuclear (nem de física, quanto mais nuclear); simplesmente não ando por ai a proclama-lo aos sete ventos…, não sei se me faço entender.

Enfim…, tudo isto para dizer que foi com alegria que assisti ontem ao dia mais negro da história do River Plate; não fora este, aqui em Lisboa, um coração um pouquito xeneize.

5 comentários:

editor69 disse...

ve isso que esta genial...
http://www.youtube.com/watch?v=eneRnNu_KiA&feature=player_embedded#at=27

Paulo disse...

Não gosto do River e não gosto do Boca. Aliás, o campeonato argentino não me diz nada.
Mas confesso que desconheço essas tais razões históricas para não se gostar do River...

Nuno Santos Silva disse...

Levaram com 20 jogos de interdição do estádio.
Na próxima época, na 2.ª divisão, terão de jogar em casa emprestada...

Pedro Soares Lourenço disse...

...a serio, Nuno?

Pedro Soares Lourenço disse...

...bem, para já, tanto o La Nacion com o Clarin dizem que apenas está em estudo tal interdição.

http://www.canchallena.com/1385119-en-la-b-en-otra-cancha-el-monumental-sera-suspendido-por-20-fechas

http://www.clarin.com/deportes/Clausuran-estadio-Monumental-fechas_0_507549466.html