quarta-feira, 1 de junho de 2011

Campo Contra Campo (CLVIII)

The Tree of Life - A Árvore da Vida, ****

Não é fácil falar ou escrever sobre a “A Árvore da Vida”. Desde logo porque a Palma de Ouro de Cannes deste ano não é ele próprio um filme fácil.

A filosofia não tem de chegar até nós apenas pela oralidade ou pela prosa. Podemos encontra-la na poesia (veja-se Fernando Pessoa, para não ir muito longe) ou nas artes plásticas (o que fizeram, por exemplo, os surrealistas?).

Antes de ser cineasta Terrence Malick (declaração de interesses: de quem sou fã) é um filósofo. Um filosofo, sorte a nossa, que se exprime dessa forma magnifica e facilmente inteligível que se chama sétima arte. Malick é um amigo da sabedoria e isso nota-se um pouco por toda a sua obra. Mas em “A Árvore da Vida” vai longe no seu labor, mergulhando fundo, de forma absolutamente radical nas grandes questões de todos os tempos.

Não esperem pois encontrar respostas por aqui; pelo contrario…, questões, demasiadas questões. Não vão também ver o filme porque “tem” Pitt e Penn se não vão acabar como aquela parvinha que na fila de trás, já nas sequências finais, suspira na sua imensa ignorância: “coitado do Sean Penn nesta coisa”.

Mais não sei dizer sobre “A Árvore da Vida”. Mas convido-vos ainda a ler esta (link) critica de Jorge Mourinha no Ípsilon e, sobretudo, este (link) magnifico texto de Alexandre Borges no Noite Americana.

2 comentários:

P disse...

Vou ver pq cada vez mais gosto do inexplicável.

Vou ver porque por mais que queiras tentar perceber a vida, não encontras nada.
;)

Gostei do teu post. Porque ao contrário do que as outras pessoas disseram sobre o filme a usar a palavra 'meh', tu conseguiste descrever que não é um filme como os outros.

Também se fosse igual a tantos outros não estaria tanto na boca do mundo, não é?
;)

jinhos grandes.
P.

João Bizarro disse...

Agora estou à rasca para ir ao cinema. Mas assim que puder um Malick está sempre na 1ª fila.

Pedro, não sei se já viste, mas usei o poster deste filme para ilustrar este momento da minha vida: http://cantinhodasartes.blogspot.com/2011/05/hoje-e-o-1-dia-do-resto-da-minha-vida.html